MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Versão atualizada do e-Título com novas funções já está disponível para baixar

Aplicativo pode ser usado para substituir o documento em papel, apresentar justificativa eleitoral ou outros serviços; confira

Por Redação Multiplix
26/05/22 - 10:24
Versão atualizada do e-Título com novas funções já está disponível para baixar Aplicativo está disponível para Android e iOS | Foto: Kessia Coutinho

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a nova versão do aplicativo E-título que reúne dados de eleitores.

De acordo com o TSE, esse passou a ser um dos aplicativos mais instalados no país, com mais de 25 milhões de downloads, desde o seu lançamento em 2018.

O app é gratuito e está disponível para acesso em celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

O e-Título permite a emissão da via digital do título de eleitor, que substitui o documento em papel, bem como fazer a justificativa eleitoral, para o caso daqueles que não votarem ou estão fora do domicílio eleitoral.

Além desses serviços, o aplicativo oferece uma série de itens e informações que podem ser feitas pelo aplicativo sem a necessidade da ida ao cartório, como:

  • Emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais

  • Acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas

  • Consulta do local de votação

  • Inscrição como mesário voluntário

Entre as inovações do aplicativo, estão a redução do impacto nos serviços em períodos de grande procura e uma nova Central de Notificações.

A versão tem novidades com relação à acessibilidade, inclusive com alteração das cores do aplicativo, garantindo melhor experiência para os usuários.

Ainda, segundo o TSE, a outra inovação no aplicativo é a adaptação das telas e a mudança de cores para cumprir as melhores práticas de acessibilidade.

O novo modelo do e-Título apresenta mudança de cor da tela, que passou do verde para o azul. A intenção é dar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

Uma das novidades implantadas no app é a opção “Cartório Lotado”. Por meio da opção, em caso de um grande número de solicitações, a pessoa entrará numa espécie de fila de espera virtual e, quando tentar novamente acessar o serviço, terá preferência no atendimento.

A versão apresenta, ainda, evolução na funcionalidade de notificações que reúne o histórico dos avisos recebidos pelo usuário.

Ferramenta útil

Se o eleitor tiver o e-Título no celular, no dia de votação não será necessário ter o título de eleitor impresso em mãos. É preciso levar no dia das eleições um documento oficial com foto.

É possível entrar no aplicativo digitando o CPF, sem precisar do número do título de eleitor. O app possibilita, ainda, as pessoas se cadastrarem como mesários voluntários.

Foto

Caso a pessoa já tenha feito o recadastramento biométrico (com as impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto. Isso facilita a identificação no momento do voto.

A foto só aparecerá se a pessoa tiver feito o recadastramento biométrico. Se a fotografia não aparecer, será necessário levar um documento oficial com foto na hora de votar.

Biometria

A liberação dessa versão do e-Título será realizada ainda sem a conferência biométrica que foi recentemente testada e deverá ser disponibilizada nas próximas versões, ainda sem data definida.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.