MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Um banho de saúde para seu felino

Método próprio de limpeza não substitui o banho dos felinos

Por Redação Multiplix
09/08/18 - 16:31
Um banho de saúde para seu felino Foto: Banco de Imagens

Lambidas são benéficas, mas não eliminam todas as impurezas

Quando o assunto é higiene pessoal, os gatos dão um banho de limpeza. Sabe por quê? Os felinos são naturalmente equipados com os acessórios necessários: uma língua áspera para lamber, patas dianteiras que substituem a toalha e dentes para cavar os detritos mais rígidos.

Essas lambidas, ligadas ao instinto de proteção, têm uma série de benefícios higiênicos: ajudam a eliminar os parasitas, mantém a pelagem do bichinho limpa, refresca-o por meio da evaporação da saliva e estimula glândulas da raiz do pelo, entre outros benefícios.

Porém, esse banho com a própria língua não é suficiente para deixá-los livres de todas as impurezas. Mitos sobre os gatos não gostarem ou terem medo de banho acabam, indiretamente, sendo prejudiciais à saúde dos bichanos.

Um felino só apresenta rejeição à água se não for acostumado desde os primeiros meses de vida. De acordo com veterinários, o banho é indispensável, uma vez que a língua retira parte da sujeira, mas a saliva dos animais não é antibacteriana – logo, ele não fica protegido contra possíveis doenças.

É recomendável que o banho aconteça, ao menos, uma vez por mês, sempre com água morna e a utilização de produtos específicos para gatos. As raças com pelos longos podem ser submetidas a uma tosa higiênica, principalmente nos meses mais quentes.

Caso prefira, existem pet shops e profissionais especializados para te auxiliar nesta tarefa. Lembre-se, claro, de consultar um veterinário antes de tomar qualquer decisão relacionada aos cuidados com o seu gato.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.