MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Um ato de solidariedade! Brasil promove Semana Nacional de Doação de Sangue

Objetivo da mobilização é aumentar os estoques dos hemocentros espalhados pelo País

Por Matheus Oliveira
26/11/18 - 15:30
Um ato de solidariedade! Brasil promove Semana Nacional de Doação de Sangue Doação de Sangue é importante para ajudar a salvar vidas em casos de emergência.* | Foto: Banco de Imagem

Visando mobilizar a população para aumentar a doação de sangue no País, começou no último domingo, dia 25 de novembro, a Semana Nacional da Doação de Sangue. A campanha acontece até o dia 30 de novembro.

Com o tema “Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você”, o Ministério da Saúde quer sensibilizar novos doadores. Durante a próxima semana, os serviços de hemoterapia de todo o país estarão mobilizados em campanhas locais para ampliar o número de doadores. A doação é voluntária. 

Segundo Ministério da Saúde, jovens na faixa etária de 18 a 29 anos representam 42% dos doadores no país. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. No Brasil, estima-se que ainda 32% das doações são motivadas por familiares e amigos de pacientes. 

Onde doar em Nova Friburgo e Teresópolis

Em Nova Friburgo é possível doar no Hemocentro da cidade, que fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, na Rua General Osório, 324, Centro. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30.

Em Teresópolis, o Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, 299, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas que tenham entre 16 e 68 anos, pesam mais de 50kg, estejam alimentadas, evitando alimentos gordurosos três horas antes da doação, tenham dormido pelo menos seis das últimas 24 horas e possuam documento de identificação com foto.

Para ser doador de sangue, é importante atender algumas características como:

  • Não ter tido hepatite C, Hepatite B, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;

  • Mulheres devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;

  • Pessoas com gripe, devem esperar no mínimo sete dias após a recuperação;

  • Após a doação, as mulheres devem esperar 90 dias para repetir o ato. Já os homens precisam aguardar por 60 dias. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.