MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Último debate presidencial nesta quinta: saiba quem participa e quais são as regras

Foram convidados sete dos 11 candidatos ao cargo de presidente da República

Por Rômullo Espíndola
29/09/22 - 11:17
Último debate presidencial nesta quinta: saiba quem participa e quais são as regras Encontro entre presidenciáveis acontece faltando apenas três dias para o pleito | Foto: Reprodução/TV Globo

O último debate televisivo entre candidatos à Presidência vai ao ar nesta quinta-feira, 29. O encontro será promovido pela TV Globo, com previsão para começar por volta das 22h30, logo após a novela ‘Pantanal’. Foram convidados sete dos 11 candidatos ao cargo de presidente.

A emissora espera pela presença de: Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União). Eles foram escolhidos por meio do critério de representatividade dos partidos no Congresso Nacional.

Segundo a emissora, o debate será divido em quatro blocos: o primeiro e o terceiro vão ter temas livres, enquanto o segundo e o quarto serão feitos com temas determinados. Ainda no quarto bloco, cada candidato terá um tempo para suas considerações finais.

Ainda de acordo com os organizadores, os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segundos e terão um minuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para dividir como quiser entre a resposta e a tréplica.

A mediação ficará a cargo do apresentador William Bonner. O evento será transmitido pela televisão, no canal aberto da Globo, pelo Globoplay e pelo g1.

Além dos candidatos convidados pela emissora, disputam o cargo de presidente outros quatro nomes, são eles: Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Conheça os candidatos

Ciro Gomes (PDT) – nascido na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, tem 64 anos, e está na sua quarta disputa presidencial. Foi governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo Itamar e ministro da Integração no governo Lula. É formado em Direito, e atua como professor universitário.

Constituinte Eymael (DC) – nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tem 82 anos, e disputa sua sexta eleição presidencial. Foi deputado estadual por dois mandatos. É formado em Filosofia e em Direito pela PUC-RS. Atua como advogado e empresário no ramo de marketing e comunicação.

Felipe D’Ávila (Novo) – nascido na cidade de São Paulo, tem 58 anos, e chega para sua primeira disputa. Foi coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin para a Presidência em 2018. É formado em Ciência Política, e já atuou como editorialista, comentarista político, e como diretor de editoras.

Jair Bolsonaro (PL) – nascido na cidade de Glicério, em São Paulo, tem 67 anos, e busca a reeleição após ter vencido o pleito em 2018. Foi vereador por um mandato e deputado federal por 28 anos. Antes da política, dedicou toda sua vida a carreira militar, tendo chegado ao posto de capitão do exército.

Léo Péricles (UP) – nascido na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem 40 anos, e está na disputa presidencial pela primeira vez. Foi membro de movimentos estudantis, e passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2020, concorreu à vice-prefeito da capital mineira.

Lula (PT) – nascido na cidade Caetés, em Pernambuco, tem 76 anos, e chega para sua sexta disputa presidencial, tendo sido eleito por duas vezes. Antes da política, trabalhava como metalúrgico, meio em que ficou conhecido após criar o sindicato dos metalúrgicos. Concorre pelo partido que ele mesmo fundou.

Padre Kelmon (PTB) – nascido na cidade de Acajutiba, na Bahia, tem 45 anos, e está na sua primeira disputa a presidência. É padre ortodoxo e ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador. Se tornou candidato depois que, Roberto Jefferson, de quem era candidato a vice, teve a candidatura negada pelo TSE.

Simone Tebet (MDB) – nascida na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, tem 52 anos, e disputa sua primeira eleição para presidente. É advogada e professora. No senado em dois mandatos, liderou a primeira bancada feminina e foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Sofia Manzano (PCB) – nascida na cidade de São Paulo, tem 51 anos, e está em seu segundo pleito presidencial, tendo disputado a vice-presidência em 2014. Formada em Economia, é doutora em História Econômica pela USP e integrou o movimento sindical de professores, sendo líder da categoria.

Soraya Thronicke (União Brasil) – nascida na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, disputa sua primeira corrida presidencial. É senadora e atual presidente da União Brasil Mulher. Formada em Direito com MBA em Direito Empresarial e pós-graduada em Direito Tributário e em Direito de Família.

Vera Lúcia (PSTU) – nascida na cidade de Inajá, em Pernambuco, tem 54 anos, e está disputando o pleito para presidente pela segunda vez. Foi uma das fundadoras do PSTU, já tendo concorrido pelo partido ao cargo de prefeita, governadora e deputada federal. É formada em Sociologia pela UFS.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.