MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Turismo em Nova Friburgo aumenta no feriadão de Páscoa

Ocupação na rede hoteleira está entre 55% e 80% na véspera do feriado, mas hotéis reclamam que movimento está menor em 2019

Por Sara Schuabb
18/04/19 - 12:37
Turismo em Nova Friburgo aumenta no feriadão de Páscoa Hotel Buscky, em Mury, está com 48% das reservas efetivadas para o feriado de Páscoa | Foto: Divulgação/Hotel Buscky

Muitos turistas decidiram subir a serra para passar o feriadão de Páscoa em Nova Friburgo, na Região Serrana. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo com hotéis e pousadas da cidade, 55% dos quartos disponíveis já estão ocupados, chegando perto da média estadual neste período, que é de 56,6% segundo a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ). No ano passado, a média registrada em Nova Friburgo foi de 42% de ocupação hoteleira.

Ainda de acordo com o levantamento da Secretaria de Turismo, as áreas de maior interesse dos visitantes são os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, que já possuem 65% dos quartos ocupados. A região do Centro da cidade também está em alta e a taxa atual é de 61%. A ocupação hoteleira no bairro Mury está em 49%, enquanto nos arredores com 46%. Os números divulgados são referentes às reservas já efetivadas, mas, até domingo, 21 de abril, a ocupação média pode chegar a 100% devido aos visitantes de última hora.

Para o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, nesta quinta-feira, 18, a taxa de ocupação já está em 80%, sendo que alguns hotéis chegaram a 100%. Para o CVB, o circuito Terê-Fri-Petrópolis pode estar ajudando o aumento do movimento por permitir que os turistas dessas outras duas cidades vizinhas cheguem até Friburgo. “Há procura por todos os tipos de hotéis – desde os mais próximos à serra aos localizados na cidade, e a maior parte dos turistas está vindo das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mas também de outros estados”, afirma a diretora de cultura do órgão, Edna Veiga.

Mesmo com o aumento do turismo e da ocupação hoteleira neste feriado, os proprietários de hotéis reclamam que o movimento vem diminuindo desde 2018. Segundo Lakshmi Castelo, proprietária do Hotel Akaskay, em Mury, “desde o ano passado tem sido fraco. Para este feriado só reservamos quatro dos 15 quartos”, diz.

Já Natália Maeda, da Pousada dos Anjos, em São Pedro da Serra, 6º distrito de Nova Friburgo, diz que a reserva está lotada, mas que a procura está menor este ano: “o movimento caiu, a lotação acontece, mas em cima da hora. Acredito que seja por conta da crise econômica do país”, diz.

De acordo com o diretor do Hotel Buscky, em Mury, Alexandre José Bucsky, foram feitas 48% das reservas até o momento. “No ano passado a procura foi maior”, afirma.

Rosane Salcedo, proprietária do restaurante Viva Rô, em Mury, diz que o movimento no feriado de Páscoa costuma aumentar em torno de 50%. “Para o almoço de domingo já estamos com 70% de lotação reservada, mas a maior parte é de friburguenses. Neste período de feriado a procura aumenta, mas o movimento vem caindo desde o ano passado”, diz.

Quem ainda não decidiu por onde passar o feriado, e está buscando a tranquilidade e clima ameno da Região Serrana, ainda há tempo de fazer suas reservas tanto em hotéis em meio a natureza, em Mury e nos distritos de São Pedro e Lumiar, quanto em pousadas mais próximas ao movimento da cidade de Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.