MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

TSE lança canal de denúncias de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições

Formulário online já pode ser preenchido por qualquer pessoa; veja como acessar

Por Redação Multiplix
06/10/20 - 16:11
TSE lança canal de denúncias de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições Eleitor pode denunciar disparo de mensagens eleitorais pelo WhatsApp | Foto: Divulgação/Marcelo Casal Jr. (Agência Brasil)

Agora o candidato as eleições municipais que quiser usar a plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp para promover a campanha deve ficar atento as novas regras previstas na norma sobre a propaganda eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um formulário online que receberá denúncias dos disparos de mensagens em massa na rede, que acontecerem durante as eleições deste ano.

A Justiça Eleitoral proibiu o disparo das mensagens em massa. O aplicativo WhatsApp também não permite a prática, conforme seus termos de uso.

Segundo as normas, esse tipo de mensagem normalmente costuma trazer conteúdos alarmistas e acusatórios e, em geral, são impessoais. Por isso, a Justiça Eleitoral está incentivando as denúncias, caso o eleitor receba algum tipo de mensagem de pessoas e candidatos desconhecidos e, também, aquelas que chegam através de vários grupos ao mesmo tempo.

Por sua vez, a plataforma WhatsApp, em apoio ao TSE, se comprometeu a investigar todas as denúncias e desativar as contas suspeitas. Todo o material e as informações recolhidas pelo aplicativo serão encaminhadas às autoridades.

O formulário online pode ser acessado aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.