MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis volta a realizar vasectomia pelo SUS

Setor também passa a oferecer investigação de infertilidade conjugal e orientações anticoncepcionais

Por Redação Multiplix
25/03/19 - 15:31
Teresópolis volta a realizar vasectomia pelo SUS O procedimento de vasectomia é acompanhado por orientações sobre métodos contraceptivos | Foto: Banco de Imagem

A Prefeitura de Teresópolis voltou a realizar vasectomias, procedimento médico de esterilização para homens que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Parado há mais de um ano, o procedimento é coordenado pelo setor de Planejamento Reprodutivo, antes chamado de Planejamento Familiar, da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nos últimos anos, tivemos dificuldades com relação à vasectomia, pois, ficamos sem psicóloga e médico-cirurgião. Agora, a atual gestão proporcionou o retorno das cirurgias. Com isso, primeiramente vamos atender os homens que já estão na fila de espera e ampliar nosso atendimento aos demais que buscam esse tipo de procedimento”, disse a responsável pelo Planejamento Reprodutivo, Sirleia Esteves Nóboa.

Planejamento

O setor de Planejamento Reprodutivo da Secretaria de Saúde oferece orientações de profissionais da área de saúde sobre os métodos contraceptivos. O paciente passa por palestras e é orientado por médico, psicóloga, assistente social, enfermeira e cirurgião para escolha do método mais indicado.

Além da vasectomia, o programa também disponibiliza outros métodos contraceptivos masculinos e femininos, como preservativos, lubrificantes, laqueadura tubária, DIU de cobre e anticoncepcionais orais e injetáveis.

“Trabalhamos a conscientização do paciente com relação aos métodos contraceptivos. Fazemos reuniões com atividades educativas, orientações com relação à saúde sexual e reprodutiva, expandindo todos os detalhes sobre como evitar uma gravidez indesejada”, explica Sirleia.

Suporte

Os atendimentos no Planejamento Reprodutivo são para a população que deseja ajuda para evitar uma gravidez indesejada ou para aqueles que buscam engravidar de forma segura e consciente. O serviço também oferece investigação de infertilidade conjugal para aqueles casais que não conseguem engravidar naturalmente. O atendimento é feito também a adolescentes que buscam orientação sobre os métodos contraceptivos.

Quem desejar qualquer tipo de orientação sobre planejamento familiar é só procurar o programa. Não é necessário encaminhamento médico.

O setor de Planejamento Reprodutivo fica no Centro Materno Infantil, no Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas, no antigo Fórum, 2º andar. Informações no (21) 2742-7940.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.