MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis vai celebrar 20ª Semana Nacional dos Museus com programação gratuita

Entre as atividades previstas estão: exposições, saraus, contação de história, visitação a parques e exibição de filme

Por Redação Multiplix
16/05/22 - 09:21
Teresópolis vai celebrar a 20ª Semana Nacional dos Museus com programação gratuita Com arquitetura que mistura os estilos Neoclássico, Normando e Art-Nouveau, a Casa da Memória Arthur Dalmasso abriga um museu sobre a história da cidade | Foto: Divulgação/Rafael Rosa (Prefeitura de Teresópolis)

‘O Poder dos Museus’ é o tema da 20ª Semana Nacional dos Museus que, este ano, será comemorada com uma vasta programação também em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

A Casa da Memória Arthur Dalmasso, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma série de atividades, como exposição, sarau, palestra, contação de história, visitas ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e ao Parque Estadual dos Três Picos, mesa redonda ‘Clube do Livro’ e exibição de filmes no CineClube.

As atividades são gratuitas e estão programadas para acontecer entre esta terça-feira, 17, e o dia 27. Elas contam com o apoio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, do governo federal.

“Essa atividade de Semana dos Museus acontece em todo o Brasil e, sempre que é possível, promovemos ações em Teresópolis para marcar a data, trazendo algo dentro do tema proposto pelo Ibram. Esse ano, vamos trabalhar ‘O Poder dos Museus’, divulgando a exposição ‘Capital Nacional do Montanhismo’, para mostrar o poder que o museu tem de provocar reflexão, trazer à lembrança algo que possa estar esquecido. O poder do museu é exatamente esse: manter vivas as histórias para que a gente reflita, aprenda com o passado e construa um futuro melhor”, explicou o diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, Rafael Corrêa.

A Semana Nacional dos Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro. O objetivo é mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Programação:

Exposição: ‘Capital Nacional do Montanhismo’ – apresentação de histórias, personagens e motivos para a escolha de Teresópolis para este título

Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Praça Baltazar da Silveira, 91 – Várzea

Abertura: 17/05

Visitação: terça a domingo – 10h às 17h

Sarau: com a Oficina de Poesia e Criação e Academia de Letras do Brasil (seccional Teresópolis)

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Dia: 18/05

Horário: 19h

Visita Parque Estadual Três Picos

Caminhada com guiamento pelo parque

Dia: 18/05

Horário: 8h30 (Saída da Casa da Memória)

Palestra ‘O Montanhismo em Teresópolis’, com Marcello Medeiros

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Dia: 18/05

Horário: às 19h

Contação de História – ‘110 Anos da Conquista do Dedo de Deus’

Atividade inclusiva, trabalhando visão, audição e olfato

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Dia: 19/05

Horário: 10h às 14h

Mesa Redonda – Clube do Livro

Leitura e debate sobre o livro ‘Miguel o Senhor da Torre’, de Wanderley Peres

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Dia: 20/05

Horário: 19h

Visitação Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Caminhada com guiamento e rapel – Núcleo Pedra da Tartaruga

Dia: 21/05

Horário: 9h

CineClube

Filme ‘Die Geierwally [The Vulture Wally] – O primeiro filme de montanha do mundo

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Dia: 27/05

Horário: 19h

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.