Teresópolis terá obras em unidades de saúde de Bonsucesso e no Parque Ermitage

Secretário de Saúde estadual, Edmar Santos, esteve no município na última sexta-feira

Por Redação Multiplix
15/04/19 - 12:21
Teresópolis terá obras em unidades de saúde de Bonsucesso e no Parque Ermitage Governo do Estado e Prefeitura de Teresópolis fazem acordo para realização de obras na área da saúde | Foto: Sidney Pontes/Prefeitura de Teresópolis

O prefeito Vinicius Claussen apresentou ao secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, na última sexta-feira, 12 de abril, as principais reivindicações de Teresópolis na área da Saúde. A partir de visita ao 3º Distrito, Bonsucesso, foi firmada uma parceria para a retomada da obra da Clínica de Saúde da Família, que estava abandonada.

“Essa era uma promessa que fiz na época da campanha eleitoral: finalizar a obra e entregar à população. O secretário Edmar entendeu o projeto e a nossa expectativa é de que, em torno do mês de outubro, a gente consiga entregar uma unidade básica de Saúde novinha para atender os cerca de 30 mil moradores de Bonsucesso e região”, afirmou o prefeito.

“Assumimos o compromisso de retomar e finalizar a obra. Estamos avaliando quais outros projetos apresentados têm grandes chances investimento”, disse o secretário Edmar Santos.

No Parque Ermitage, o secretário concordou em ceder uma casa para a instalação de um posto de saúde avançado. Atualmente, no bairro, o atendimento é feito por uma unidade móvel municipal que atende 150 pacientes diariamente.

Também foram apresentadas como demandas do município a construção de unidades básicas de saúde na Barra do Imbuí, na cidade, e em Providência, no 2º Distrito; a realização de mutirões de exames especializados como de mamografia, tomografia computadorizada e de ressonância magnética, e o abastecimento de medicamentos e assistência farmacêutica.

“Conversamos sobre o cofinanciamento do estado para ampliação da nossa atenção básica e foi confirmado o nosso desejo. Vamos mandar um plano estruturante para aumentar a cobertura. Assumimos o município com 24% de cobertura e, no final de 2018, chegamos a 40%. Nossa meta é contratar equipes, habilitar novas unidades, fechar esse ano com 60% e atingir 70% de cobertura até 2020”, comemorou o prefeito.

Para o secretário de Estado de Saúde houve um alinhamento, com a determinação do governador Wilson Witzel, para ações voltadas à melhoraria da saúde da população do Rio de Janeiro.

“A partir de uma política com base no Plano Estadual de Regionalização da Saúde, cada região fluminense poderá se organizar de modo que a população não tenha que fazer grandes deslocamentos para ser atendida. Os moradores de Teresópolis podem esperar um ano mais profícuo e, em breve, uma saúde mais adequada”, finalizou Edmar Santos.