MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis: Linha Parque Ermitage passa a funcionar com integração a partir deste domingo

Usuários da linha de ônibus poderão descer em qualquer ponto do trajeto do coletivo e ingressar em outro sem ter que pagar uma segunda passagem

Por Redação Multiplix
28/02/19 - 14:47
Teresópolis: Linha Parque Ermitage passa a funcionar com integração a partir deste domingo Usuários da linha de ônibus poderão descer em qualquer ponto do trajeto do coletivo e ingressar em outro sem ter que pagar uma segunda passagem | Foto: Divulgação/Viação Dedo de Deus

O conjunto habitacional Parque Ermitage, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a partir do dia 3 de março, passará a fazer parte do IntegraTerê - Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana, parceria da Viação Dedo de Deus Ltda (VDDL) e da RioCard.

Segundo a Prefeitura de Teresópolis, com o sistema de integração, o ônibus Parque Ermitage irá circular de 50 em 50 minutos, o que representa um ganho de 40 minutos em relação ao antigo horário de circulação do coletivo.

Integração

De acordo com o site do Executivo, a linha também ganhará um novo trajeto: saindo do conjunto habitacional Parque Ermitage, o ônibus passa pela Rua Manoel José Lebrão, entra na Rua Heitor de Moura Estevão (antiga Itapicuru), sai na Avenida Lúcio Meira (em frente à Calçada da Fama), seguindo novamente para a Rua Manoel José Lebrão até retornar para o ponto de origem, o conjunto habitacional Parque Ermitage.

Neste itinerário, os usuários podem descer em qualquer ponto e ingressar em outro coletivo para qualquer outro bairro da cidade, sem ter que pagar uma segunda passagem, pelo tempo de 90 minutos. Entretanto, a volta não contará como integração, pois o sistema é unidirecional.

“Estamos elaborando um projeto de mobilidade urbana para o município no qual será possível ampliar a mobilidade por meio do transporte coletivo para outros bairros da cidade, atingindo toda a nossa população”, disse o Prefeito Vinicius Claussen.

Versão de um moradora

Entretanto, uma moradora do bairro, que não quis se identificar, alerta que a situação não resultará em grandes mudanças para o cotidiano da população.

“Para a gente não vai ajudar tanto, pois será apenas um ônibus que passa aqui dentro, só que, ao invés de passar pela via Fonte Santa, Vale do Paraíso e Cemitério, ele vai cortar pelo Parque Ermitage em direção ao Centro. Mas o horário não mudou, pois no domingo, por exemplo, 10h será o último horário pela manhã. Depois só 16h10, 17h20 e 18h40”, afirma.

“Durante a semana não vai mudar nada pois o último horário será 20h25. Quem estuda, vai à Igreja ou trabalha, após esse horário, vai continuar tendo que descer próximo do ponto da Apae e andar bastante até chegar ao condomínio. A integração vai apenas nos permitir que a gente possa pegar outros ônibus durante 1h30 sem pagar uma nova passagem. Mas horários seguem sendo um complicador”, avalia.

Posto de atendimento

Desde a última terça-feira, 26, o conjunto habitacional Parque Ermitage conta com um posto avançado da RioCard para informação, esclarecimento e compra do cartão eletrônico de vale-transporte. O objetivo é agilizar o atendimento dos moradores do parque, principais usuários da linha 20A - Fazenda Ermitage, que, no próximo domingo, 3 de março, começa a fazer parte do IntegraTerê - Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana.

Vale-transporte

O posto avançado vai funcionar até 29 de março e está localizado no Condomínio Azaleia, o primeiro do bairro, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Além do posto avançado no Parque Ermitage, o cartão RioCard pode ser adquirido no Posto Teresópolis, localizado na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea. É através do cartão que o sistema valida e controla o tempo e a direção da integração.

Só com o cartão eletrônico de vale-transporte é possível realizar a integração, ou seja, utilizar dois ônibus integrados utilizando uma única passagem. A grande vantagem desse sistema é que as rodoviárias de integração não são necessárias. O único critério para usar a integração é ter qualquer cartão de ônibus RioCard.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.