MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis inicia reestruturação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil da cidade

Município vem promovendo encontros com as comunidades em áreas de risco com o subsecretário de Defesa Civil, coronel Albert de Andrade

Por Redação Multiplix
13/11/18 - 13:15
Teresópolis inicia reestruturação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil da cidade Encontro em comunidades busca conscientizar moradores de áreas de risco. | Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Teresópolis (Jorge Maravilha)

Com o intuito de reestruturar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), a cidade de Teresópolis vem promovendo encontros do subsecretário de Defesa Civil, coronel Albert de Andrade, com as comunidades em áreas de risco para conscientizar a população. Na última semana, o encontro aconteceu com os moradores do bairro Caleme, na Escola Municipal José Gonçalves da Silva.

Os Nudecs são unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. O programa tem o objetivo de organizar e preparar a comunidade para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Uma das atribuições desses voluntários é encaminhar os moradores de áreas de risco até os pontos de apoio dentro da comunidade, que são os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de temporais.

“A Defesa Civil está realizando, neste período de pré-verão, encontros com as comunidades que possuem os núcleos e também com aquelas que ainda não têm, justamente para aumentar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes. Já estivemos no Vale da Revolta, Pimentel, Rosário, Perpétuo e hoje, no Caleme. Este projeto é muito importante por tornar a população mais atenta e preparada para agir em caso de desastres naturais”, declarou o coronel Albert.

Atualmente, Teresópolis conta com 25 Nudecs, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários. Pessoas como a dona Lucinéia da Silva, integrante do Nudec/Caleme há 7 anos. “Acho muito legal e importante a gente poder ajudar as pessoas que estão próximas, fazer algo de bom e importante pra sua comunidade. É uma satisfação”, comentou.

Vale lembrar, que na semana passada, as fortes chuvas causaram transtornos em várias cidades da Região Serrana como Nova Friburgo, Petrópolis e Santa Maria Madalena. Em Teresópolis, não houve ocorrências registradas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.