MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Tarcísio Motta: Conheça a trajetória do professor que diz querer mudar a forma de fazer política no estado do Rio

Candidato ao Governo do Estado pelo PSOL se apresenta como alternativa aos nomes tradicionais da gestão pública fluminense

Por Matheus Oliveira
21/08/18 - 12:00
Tarcísio Motta: Conheça a trajetória do professor que diz querer mudar a forma de fazer política no estado do Rio Tarcísio Motta busca o posto mais alto do estado pela segunda vez em sua carreira política. | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Um professor envolvido com as lutas da categoria, um religioso adepto da Teologia da Libertação e um vereador ligado às demandas da educação e da cultura, que se apresenta como uma alternativa para as opções tradicionais ao Governo do Estado do Rio. Assim, o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Tarcísio Motta busca pela segunda vez o Palácio Guanabara. Em 2014, ele ficou em quinto lugar no pleito, com 712.734 votos. A chapa terá como vice, a também professora Ivanete Silva (PSOL).

Nascido em Petrópolis, Tarcísio Motta é formado em História na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1998, onde também fez mestrado (2002) e doutorado (2009). Trabalhou na rede estadual de Duque de Caxias, tendo participado da direção municipal e estadual do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Antes disso, militou na Pastoral da Juventude (PJ) na cidade da Região Serrana.

Ele trabalhou como professor substituto na UFF e em 2005 foi aprovado em concurso para lecionar no Colégio Pedro II. Em 2009, levou seu conhecimento da história agrária para ministrar aulas na Escola Nacional Florestan Fernandes (MST), em Guararema (SP) em 2009. Participou ainda do Núcleo de Organização Socialista e ajudou na formação do Setorial de Educação do Rio de Janeiro.

Após concorrer ao Governo do Estado em 2014, foi eleito vereador da capital fluminense em 2016, com 90.473 votos, o segundo mais votado para o Legislativo Carioca. As principais realizações de seu mandato são o trabalho realizado ao integrar a CPI dos Ônibus, quando denunciou uma série de irregularidades no transporte público do Rio de Janeiro e a atuação nas Comissões de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores. Em pesquisa de intenção de voto, divulgada pelo Ibope, na última segunda, 20, Tarcísio Motta ocupa o quarto lugar com 5 %.

Na oficialização de sua candidatura, o professor destacou que o Rio vive uma das maiores crises de sua história.

“A culpa é de uma máfia violenta e corrupta que precisa ser derrotada nessas eleições. Essa crise e o estado do Rio têm jeito, mas não é o jeito deles. Precisamos mudar a forma e o conteúdo. Não queremos mudar só quem governa, mas como governa", afirmou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.