MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Superlua: se o tempo ajudar, fenômeno poderá ser visto em Nova Friburgo

Evento ocorre entre esta segunda, 9, e quarta, 11, e faz parte do ‘calendário celeste’ de março; entenda como ocorre

Por Redação Multiplix
09/03/20 - 15:48
Superlua: se o tempo ajudar, fenômeno poderá ser visto em Nova Friburgo Lua Cheia mais brilhante poderá ser vista nesta segunda-feira, 9 | Foto: Paula Winter

A noite desta segunda-feira, 9, terá um brilho a mais. Isso porque a Lua vai estar cheia, mais próxima da Terra e mais brilhante.

O fenômeno, conhecido por “Superlua”, é chamado “Lua Cheia no perigeu”, mas o primeiro termo se popularizou. Diferente de uma lua gigante, trata-se, na verdade, de uma pequena aproximação do satélite com a Terra, o tornando ligeiramente maior e mais iluminado.

De acordo com a Nasa, o evento astronômico acontece até quarta-feira de manhã, 11, e para observar, basta olhar para o céu. No Rio de Janeiro, o nascer da Lua começa por volta das 18h33, ponto em que estará 100% iluminada.

A dica dos astrônomos é observar em um local mais distante do perímetro urbano, com pouca luz. Há tendências da Lua iluminar caminhos mais escuros nesta noite. Fotógrafos de plantão, ou até mesmo admiradores do universo, preparem os olhos e as câmeras!

Em Nova Friburgo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a noite será parcialmente nublada, ou seja, com chances de observar o fenômeno. E caso a previsão do tempo não acerte, o calendário celeste espera ainda mais superluas ao longo do ano: uma em 8 de abril e outra em 7 de maio.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.