MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘Setembro Verde’: hospital em Araruama ganha jardim de doadores

Por meio de plantio de mudas de jasmim, projeto busca transmitir que doação, da mesma forma que as plantas, pode dar frutos e flores

Por Redação Multiplix
27/09/22 - 10:01
 ‘Setembro Verde’: hospital em Araruama ganha jardim de doadores Hospital é referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos | Foto: Divulgação/Governo do estado

O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, ganhou na última semana um jardim para doadores de órgãos.

O novo espaço é uma homenagem às famílias que disseram ‘sim' à doação de órgãos e faz parte das comemorações pelo ‘Setembro Verde’, mês de sensibilização sobre a doação. Nesta terça-feira, dia 27, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

Instalado em uma área de cerca de 100 metros quadrados, em frente ao hospital, o local segue o mesmo formato do Jardim do Doador do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, criado em 2013, após ser idealizado pelo psicólogo Luiz Antônio da Silva para acolher e confortar famílias que decidem doar órgãos de parentes.

Por meio de um plantio de mudas de jasmim, o projeto busca transmitir a mensagem de que a doação, da mesma forma que as plantas, pode dar frutos e flores.

A enfermeira Michele Guedes, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da unidade, falou sobre essa iniciativa:

Será uma área de acolhimento às famílias com pacientes em suspeita ou já confirmados de morte encefálica.

Segundo o hospital, só neste ano, a equipe do CIHDOTT captou nove órgãos, entre eles, coração, fígado, rins, pulmões, córneas, ossos e tecidos.

Com o trabalho de busca ativa, a unidade está em primeiro lugar no ranking das notificações de casos com suspeita de morte encefálica da DPO Regional de Itaperuna.

Referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas, as cidades de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, estão entre os nove municípios da Região dos Lagos que são atendidos pelo hospital. Foram feitas mais de 17 mil consultas em 2021, entre cirurgias, internações e procedimentos e consultas no ambulatório pós cirúrgico.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.