MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sesc RJ oferecerá formação continuada e gratuita a professores da rede estadual

Parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) é um projeto-piloto que deve ser expandido para outros estados. Antônio Nóvoa, professor titular da Universidade de Lisboa, inaugura a iniciativa com palestra on-line nesta quinta

Por Redação Multiplix
26/04/21 - 15:09
Sesc RJ oferecerá formação continuada e gratuita a professores da rede estadual Professor titular da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, fará palestra on-line pelo YouTube do Sesc RJ | Foto: Divulgação

O professor titular da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, apresenta na quinta-feira, 29, às 15h, uma palestra on-line pelo YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio). Na live “Educação depois da pandemia”, o acadêmico, que é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, falará sobre os desafios da escola na atualidade, como a crise sanitária da Covid-19 e o homeschooling.

A palestra inaugura o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc, que pretende, por meio dos seus departamentos regionais, oferecer cursos de qualificação a professores da educação básica pública do país. O projeto-piloto será realizado no Rio de Janeiro, através de uma parceria entre Sesc RJ e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Depois, o modelo deve ser adaptado e aplicado em outras unidades da federação.

No estado, a iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021. Em um primeiro momento, serão atendidos 500 profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais. A seleção ficará a cargo da Seeduc.

Ao longo de 2021, serão 12 cursos on-line, com duração de 30 horas e aulas disponibilizadas em plataformas de Educação a Distância e também no canal do Sesc RJ Youtube. Cada curso contemplará palestra, intervenção cultural, roda de conversa sobre práticas docentes e aulas síncronas e assíncronas, atividades que terão como suporte conteúdos digitais elaborados exclusivamente para o projeto. As atividades começam no dia 6 de maio, com uma ambientação. As aulas se iniciam dia 13.

Os cursos oferecidos abordarão os seguintes temas: Metodologias ativas; Aprendizagem por projetos na educação Matemática; Ensino de Língua Estrangeira; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências Humanas; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências da Natureza; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica; Aprendizagem significativa na Educação Física escolar; Educação e Cultura Maker; Educação para relações Étnico-raciais; Tecnologias Educacionais; e Ciências, divulgação científica e contemporaneidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.