MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis registra mais de 2.400 atendimentos a mulheres entre março e novembro

Rede de proteção foi fortalecida e ampliada na cidade durante esse período

Por Redação Multiplix
07/12/20 - 11:28
Teresópolis registra mais de 2.400 atendimentos a mulheres entre março e novembro Atendimento presencial foi retomado com os protocolos de proteção para evitar a disseminação da Covid-19 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a pandemia da Covid-19 atingiu vários setores. Mas mesmo com as restrições e a redução do expediente nas repartições públicas, o atendimento à mulher não deixou de ser feito pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, houve o investimento no atendimento remoto e a criação de projeto que reforçou e ampliou as parcerias para fortalecer a rede de proteção à mulher em Teresópolis. Foram registrados 2.474 atendimentos entre os meses de março e novembro.

Durante esse período, a secretaria também ofereceu atendimento online, por telefone, aplicativo, e-mail e em home office, garantindo o apoio especializado jurídico, social e psicológico à mulher. As ações são acompanhadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

O atendimento presencial já foi retomado, porém, com os protocolos de proteção determinados pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação da Covid-19.

Parcerias e projetos

Em conjunto com a Polícia Militar, a secretaria articulou ações de combate à violência contra a mulher com a equipe da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida e fortaleceu a parceria com a Universidade Estácio de Sá de Petrópolis para a oferta de um serviço de apoio terapêutico.

“Em novembro, encaminhamos 10 mulheres ao ‘Projeto de Acolhimento’ da universidade, que tem supervisão da turma de psicologia do 8º e 9º períodos e que oferece assistência voltada às questões emocionais da mulher em tempos de pandemia”, relatou Margareth Rosi, secretária Municipal dos Direitos da Mulher.

Além disso, há outra iniciativa que acontece em conjunto com o grupo Artesãos da Estrada, em Albuquerque.

“Estamos em construção do ‘Projeto Artesã Solidária’, cedendo espaço para exposição e venda de produtos confeccionados por mulheres em vulnerabilidade atendidas pela secretaria. Sete mulheres são beneficiadas no momento”.

Outro projeto é o Mulheres de Teresópolis: escuta, acolhe e fortalece, de olho na saúde mental desse público alvo.

“Com atendimento psicológico por vídeo-chamada às mulheres que apresentem estresse, transtornos e fobias decorrentes das restrições impostas pela pandemia. É um olhar especial muito necessário neste momento que vivemos”, pontuou a secretária.

Mais serviços

Na 110ª Delegacia de Polícia, no Alto, funciona o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) que amplia o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero. O setor funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, com acolhimento de assistentes sociais.

Há ainda o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM itinerante) com acolhimento de assistente social, instalado no PSF do Meudon e já se deslocando para outra comunidade.

Além disso, foi firmado termo de convênio com abrigos especializados para acolher mulheres que sofrem ameaças de morte, para ela e os filhos durante um período de dois anos.

A Secretaria dos Direitos da Mulher funciona de segunda a sexta, de 9h às 18h, no 2º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel de Freitas, na avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea, prédio do antigo Fórum. Outras informações sobre atendimento podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-1038.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.