MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis: funcionários terceirizados do Detran paralisam serviços por falta de pagamento

Problema acontece após contratos do órgão com prestadoras de serviços não terem sido renovados

Por Matheus Oliveira
21/02/19 - 17:17
Teresópolis: funcionários terceirizados do Detran paralisam serviços por falta de pagamento Motoristas de Teresópolis são impactados por paralisação do Detran | Foto: João Luccas Oliveira

Os 28 funcionários terceirizados do posto de vistoria do Detran de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, estão com as atividades totalmente paralisadas desde a última quarta-feira, dia 20 de fevereiro, em razão da falta de pagamento por serviços prestados assim como aconteceu em Nova Friburgo em 28 de janeiro desse ano.

O problema começou em novembro do ano passado após os contratos firmados pelo Detran com 18 terceirizadas não terem sido renovados. Uma dessas empresas é a ITPlan, responsável pelo atendimento nos postos da diretoria de veículos em todo o estado e que calcula ter deixado de receber o valor de R$ 13.691.431,86. O pagamento do pessoal a serviço da ITPlan, incluindo todos os direitos trabalhistas, esteve em dia até janeiro. Ainda não há previsão de prazo para normalização.

A empresa terceirizada revela que, ainda em novembro, o Detran pediu para que a empresa permanecesse prestando o serviço, o que foi feito sob a justificava de que havia “a promessa do Detran de que, logo após a mudança de governo, os repasses seriam regularizados e por não querer prejudicar a população”. Por este motivo, a ITPlan informa que pagou o salário de dezembro e o 13º salário aos 1.720 funcionários terceirizados da empresa.

Diante deste impasse, a terceirizada ressalta que as diretorias do Detran e da ITPlan já se reuniram várias vezes e decidiram que o Detran irá agilizar, junto à Procuradoria Geral do Estado, a superação da ressalva feita pelo TCE quanto a detalhes do contrato entre as partes.

Por sua vez, o Detran alega que vem efetivando os pagamentos a essas empresas conforme o determinado pelas orientações legais e do Tribunal de Contas do Estado, informando também que, “dos 51 postos de serviços de veículos, somente quatro estão com as atividades paralisadas (Angra, Teresópolis, Queimados e Vila Isabel) e quatro realizam atendimento parcial (São Gonçalo, Itaboraí, Nova Iguaçu e Niterói)”.

O departamento destaca que um total de 100 unidades que englobam circunscrições regionais de trânsito (Ciretrans), os serviços auxiliares de trânsito (SATs) e unidades descentralizadas de serviços (USDs) – espalhadas pelo estado do Rio estão funcionando normalmente. Os proprietários de veículos que já agendaram o serviço de licenciamento podem retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2019 em qualquer um desses postos.

Enquanto a paralisação permanece, o Detran declara que seguem suspensas, em todo o estado aplicações de multas administrativas de competência do departamento, como nos casos de Transferência de Propriedade, cujo prazo-limite para a operação é de 30 dias. A orientação repassada aos motoristas de Teresópolis é a de que retornem em até cinco dias após o fim da paralisação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.