MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Registros de casos de agressão à mulher no TJ-RJ aumentam 50% em meio à pandemia

Presidente da comissão de violência doméstica da OAB revela dicas para combater as agressões

Por Matheus Oliveira
08/05/20 - 11:53
Registros de casos de agressão à mulher no TJ-RJ aumentam 50% em meio à pandemia Violência contra a mulher aumentou na quarentena | Foto: Arquivo/Frank Martins

A pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de diversas famílias. Em muitas, a convivência se transformou em violência. Segundo o Plantão Judicial do TJ-RJ, o órgão registrou aumento de 50% nos casos neste período de confinamento. A maioria das vítimas é de mulheres. Em razão disso, separamos algumas dicas de proteção durante o período de isolamento.

Além das agressões verbais e físicas, a presidente da comissão de Violência Doméstica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Friburgo, Jeanne Faria, enumera situações que passaram a ser consideradas como violência doméstica na pandemia.

“Impedir a mulher de lavar as mãos, usar álcool em gel, disseminar notícias falsas para ter controle ou impedir que a mulher fale com familiares por redes sociais é considerado violência doméstica”, afirma.

A advogada explica que a OAB solicitou ao TJ-RJ que as medidas protetivas de urgência já existentes sejam prorrogadas automaticamente (por meio de contato telefônico com o cartório ou via email do juizado ou vara) e que as novas medidas sejam deferidas com prazo indeterminado.

Ainda de acordo com Jeanne, a Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Friburgo (Deam) vem atendendo presencialmente casos emergenciais e que, em casos corriqueiros, as vítimas devem realizar um boletim de ocorrência explicando todos os detalhes, colocando o próprio telefone e o do agressor.

Além disso, a vítima pode ligar para o 190, para o Disque 180 do governo federal ou Disque Denúncia (2253-1177), chamar a patrulha Maria da Penha pelo WhatsApp (22)99207-4791), procurar o Centro de Referência da Mulher (Crem de Nova Friburgo), ou recorrer ao site da polícia civil ou da ouvidoria do Ministério Público.

Outras dicas para impedir ou denunciar as agressões incluem contar sobre o assunto para várias pessoas e ter telefones úteis na lista de contatos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.