MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Operação Lei Seca terá atuação reforçada nos dias de Carnaval no estado do RJ

No total, devem ser realizadas cerca de 70 ações com um efetivo de 200 agentes

Por Matheus Oliveira
27/02/19 - 17:19
Operação Lei Seca terá atuação reforçada nos dias de Carnaval no estado do RJ Operação Lei Seca visa diminuir o número de acidentes no trânsito durante o Carnaval | Divulgação/Paulo Vítor (Operação Lei Seca)

Visando diminuir o risco de acidentes durante o Carnaval, a Operação Lei Seca contará com um esquema especial durante a folia, que irá durar de quinta-feira, dia 27 de fevereiro, até a quarta-feira de cinzas, 6 de março, em todo o estado do Rio, em saídas de blocos de rua, praias e cachoeiras. A previsão é de que aconteçam 70 ações no período, contando com um efetivo de 200 agentes.

“Além da blitz de fiscalização, já conhecida pelos motoristas, vamos intensificar as ações educativas nos maiores blocos de Carnaval. A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança. Lembrando sempre: nunca dirija depois de beber”, reforçou a coordenadora da Lei Seca, Verônica Oliveira.

Atualmente, a Lei Seca estabelece que qualquer quantidade de álcool registrada no bafômetro sujeite o motorista à chamada “infração gravíssima”, o que acarreta em multa no valor de R$ 2.934,70. De acordo com estatísticas do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro da Escola Nacional de Seguros, a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 e evitou um prejuízo de cerca de R$ 550 bilhões aos cofres públicos.

A coordenadora da Operação Lei Seca, a delegada Verônica Oliveira, reforça a política de prevenção de acidentes: “as operações da Lei Seca são uma luta muito importante para proteger a população e salvar vidas, reforçando a política de prevenção de acidentes”.

Em 2018, a Lei Seca abordou, durante o Carnaval, mais de 6 mil motoristas. No total, 500 pessoas apresentavam índices alcoólicos acima do permitido, representando 8,1% do total de abordagens. Além disso, foram rebocados 229 veículos, 339 carteiras de habilitações foram retiradas e 1.522 multas aplicadas.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009 pela Secretaria de Governo. Desde que foi criada, a operação já interceptou mais de 166 mil motoristas alcoolizados por meio do teste do bafômetro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.