MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que revisar no carro antes de viajar

Verificar itens do veículo é essencial antes de pegar a estrada

Por Ana Blue
11/06/18 - 10:21
O que revisar no carro antes de viajar Segurança. | Banco de imagens

Na hora de sair de casa para viajar sempre tem que rolar aquela checada básica nas bagagens: pegou o shampoo, o remédio de asma, roupa de frio? É fundamental gastar esse tempinho conferindo as coisas para não se aborrecer em plena viagem. Mas, e o carro? Está em dia?

Muita gente esquece de revisar o carro e acaba passando por transtornos. Alguns itens precisam ser vistos por um mecânico dentro das revisões periódicas, como suspensão e freio, por exemplo, mas antes de viajar o ideal mesmo é verificar o máximo possível de itens para não passar por problemas que poderiam ter sido evitados.

Confira alguns dos itens importantes para o bom funcionamento do veículo, que devem ser vistoriados antes de cair na estrada:

1. Óleo e filtro

Veja o nível de óleo e se ele ainda está no prazo de validade. Troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora, caso ele esteja vencido. Troque o filtro de óleo, também. Problemas no óleo podem danificar o motor, além de aumentar o consumo de combustível.

2. Freios

Nem precisa dizer muito, né? O ideal é que o sistema de freios seja revisado, em uma mecânica ou concessionária, pelo menos a cada dez mil quilômetros rodados. Estando em dia, você pode checar o fluido do freio a qualquer momento num posto de combustíveis, por exemplo. Vale lembrar que o fluido também tem prazo de validade.

3. Pneus

Importantíssimo: calibre os pneus, até os do estepe. Eles não podem estar gastos. Veja nas recomendações da fábrica para seu carro se há diferença de pressão para veículos carregados e vazios, dianteiros e traseiros.

4. Filtros do ar e combustível

São essenciais para o bom funcionamento do motor e, se estiverem velhos, influenciam no consumo de combustível. Se estiverem muito sujos podem entupir, e aí você vai ficar a pé. Eles também têm prazo de validade. Ah, aproveita e confira a água do radiador, se está no nível.

5. Suspensão

A suspensão do veículo deve ser revisada a cada dez mil quilômetros, incluindo fazer geometria e balanceamento. É bom verificar também o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes. Ruídos ou puxadas na direção do carro em retas podem indicar que há algo errado na suspensão.

6. Bateria

Sabe quando a gente se dá conta de que está com um problema na bateria? Isso mesmo, acertou quem pensou “quando o carro não pega mais e a gente está sozinho na estrada sem saber o que fazer”. Revise antes da viagem para não passar por isso.

7. Palhetas, lâmpadas e itens de emergência

Não espere pegar uma chuvarada para saber que os limpadores do para-brisa não estão bons. E nem pense em viajar com qualquer lâmpada do carro queimada (freio, ré, faróis e lanternas). Além do perigo da estrada, você possui a chance de ser multado. Veja também se todos os itens emergenciais estão no lugar, como o triângulo, chave de roda, macaco e extintor (que, adivinha, também tem prazo de validade).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.