MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Núcleo de Atendimento à Mulher de Teresópolis amplia dias e horários de funcionamento

Nuam funciona junto à Delegacia de Polícia Civil e atende mulheres em situação de violência doméstica

Por Redação Multiplix
31/05/19 - 10:57
Núcleo de Atendimento à Mulher de Teresópolis amplia dias e horários de funcionamento Nuam atende mulheres em situação de violência doméstica | Foto: Banco de Imagem

Para que a mulher seja atendida quando precisar, desde esta semana o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), situado na 110ª Delegacia de Polícia Civil/Delegacia Legal de Teresópolis, passou a funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, de 10h às 19h. Antes, o atendimento era realizado somente em dias úteis, de segunda à sexta, das 12h às 18h.

As atividades do núcleo têm o caráter de acolhimento e atendimento individual, orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência doméstica, assim como de mediação de conflitos e encaminhamentos aos serviços da rede pública.

O Nuam funciona em local reservado exclusivamente às mulheres para que as vítimas se sintam mais à vontade para expor sua situação. O atendimento é feito por assistentes sociais, funcionárias da prefeitura capacitadas.

Segundo a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, o horário estendido deu-se por conta da necessidade de assistir à mulher a qualquer hora.

“A mulher precisa ter a sua disposição uma rede de atendimento para ajudá-la. Quando ela chegar à delegacia receberá o atendimento policial, registrando o boletim de ocorrência, e logo em seguida será acolhida por profissionais da nossa equipe. Depois será encaminhada à Secretaria de Saúde para sarar suas feridas físicas e, em seguida, à Secretaria da Mulher, onde terá todo o atendimento necessário como auxílio de assistente social, advogada e psicóloga”, pontua Margareth.

O Nuam fica no seguinte endereço: Rua Alfredo Rebelo Filho, nº 883, no bairro Alto.

Violência doméstica

Segundo a Lei Maria da Penha, lei 11.340/06, a violência doméstica trata-se de qualquer tipo de ação ou omissão que cause dano físico, psicológico, moral, patrimonial ou sexual à mulher dentro do ambiente doméstico, familiar ou em uma relação íntima de afeto. A agressão não precisa ser necessariamente física. Ameaças, constrangimento, humilhação, vigilância, perseguição, chantagem ou qualquer outro tipo de atitude que acarrete em dano emocional e diminuição de autoestima ou que vise controlar suas ações também são considerados violência doméstica.

Já os crimes contra a dignidade sexual são os todos os tipos de agressões sexuais, mesmo que praticados por desconhecido na rua, incluindo beijo a força, passada de mão e qualquer outro tipo de abuso.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.