MENU

Portal Multiplix

Nova Friburgo teve 24 incêndios em residências e locais confinados este ano

Moradores devem estar atentos a medidas de segurança para evitar incêndios domésticos

Por Sara Schuabb
21/06/19 - 11:10
Nova Friburgo teve 24 incêndios em residências e locais confinados este ano Residência atingida por incêndio no bairro Três Irmãos em 18 de junho | Foto: Defesa Civil de Nova Friburgo

Segundo o 6º Grupamento de Bombeiros Militares de Nova Friburgo (GBM), em 2019, foram registrados 24 casos de incêndios em residências e locais confinados no município. Desses, três ocorreram só na última semana.

O mais recente ocorreu em uma residência abandonada, por volta das 20h da última terça-feira, 18 de junho, no bairro Três Irmãos. O incêndio levantou uma cortina de fumaça escura devido ao tipo de material em combustão: restos de retalhos que estavam guardados na casa.

De acordo como Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado, porém foi necessário o apoio da empresa Águas de Nova Friburgo na fase de rescaldo do incêndio para apagar todos os focos remanescentes.

Em 2018, no mesmo período, foram notificados 40 incêndios desse tipo. Segundo o tenente-coronel Thiago Nunes Alecrim, do 6º GBM, grande parte desses incidentes em residências são provocados por panelas esquecidas no fogão, mangueiras de gás fora das especificações adequadas, panelas de pressão danificadas, entre outros casos.

Outro fator apontado como causa desses incêndios é a distribuição inadequada da rede elétrica nas residências, com muitas conexões e sobrecarga de setores, como o incêndio causado por aquecedores e aparelhos de ar-condicionado.

“As medidas de segurança envolvem uma manutenção das instalações elétricas, adequando-as aos sistemas de consumo. E é preciso ter atenção especial na cozinha. Conferir ressecamentos, desgastes e o prazo de validade das mangueiras do botijão de gás; não deixar panelas no fogão sem vigilância e não usar panela de pressão danificada”, orienta o tenente-coronel.