MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escolas do estado do Rio terão aulas de "resistência às drogas", dadas por PMs

Nova lei estadual publicada nesta segunda no Diário Oficial obriga escolas a aderir ao programa Proerd

Por Redação Multiplix
29/07/19 - 16:49
Escolas do estado do Rio terão aulas de "resistência às drogas", dadas por PMs Governador do Rio de Janeiro sanciona lei que obriga escolas a aderir ao Proerd | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O governador Wilson Witzel (PSC) sancionou uma lei que obriga as escolas públicas e particulares do estado a aderir ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A lei 8.480/19, de autoria da deputada Lucinha (PSDB), aprovada em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi publicada no Diário Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 29 de julho.

O objetivo da norma é fazer com que escolas participem, valorizando e mantendo a comunidade escolar longe das drogas. Segundo a lei, as instituições de ensino terão que se inscrever no Batalhão de Polícia Militar da sua área, formalizando através de protocolo a participação da escola no programa.

O Proerd será ministrado por policiais militares em conjunto com o corpo docente, por meio de metodologia voltada para crianças, adolescentes e adultos, fortalecendo “o elo entre polícia, escola e família”.

O programa tem entre suas metas as seguintes diretrizes: organizar ações preventivas ao consumo de drogas; identificar fatores de risco ao uso de droga; elaborar estratégias para o planejamento e realização das atividades de prevenção ao uso das drogas, entre outros objetivos. Para a realização do Proerd, a Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá prever recursos no Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised).

No entender da deputada Lucinha, a adoção do programa é fundamental para evitar a difusão de drogas entre crianças e adolescentes.

“Temos convicção da extrema relevância da matéria e de que vamos cooperar para uma interação social mais desenvolvida e humana, pois trata-se de uma vacina comportamental", afirmou a parlamentar.

A lei não estipula quantas aulas do Proerd vão acontecer mensalmente. Na justificativa da lei, a deputada Lucinha indica que o ideal seria ter uma aula por semana. De acordo com a Polícia Militar, o Proerd é "desenvolvido por policiais militares treinados e preparados", inspirado no Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado na Califórnia, em 1983.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.