MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda o que é o Conseg e qual o seu papel em Nova Friburgo

Confira ainda quais projetos tiveram o apoio da entidade neste último ano

Por Matheus Oliveira
18/12/19 - 10:25
Entenda o que é o Conseg e qual o seu papel em Nova Friburgo Reunião do Conseg ocorre sem um grau de periodicidade definida | Foto: Divulgação/Conseg

O problema da segurança é um dilema em todo o país e em Nova Friburgo não é diferente. Recentemente, houve piora em indicadores na cidade como o de homicídio doloso, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Para ajudar a solucionar essa e outras questões, existem instituições como o Conselho de Segurança Pública (Conseg).

Mas o que faz o Conseg e qual é o seu papel? O conselho nada mais é do que uma associação civil com objetivo de cooperar com os órgãos e instituições públicas responsáveis por garantir segurança ao cidadão.

Segundo o presidente da instituição, coronel James de Barros, a entidade possui entre as principais missões identificar problemas junto à sociedade, levantar dados sobre a segurança, mobilizar a comunidade, promover integração entre as instituições da área, encaminhamento de denúncias e a formação de um fundo pecuniário obtido a partir de contribuições de setores da sociedade civil e do setor público, com a finalidade de atender as propostas do Conseg.

O conselho se reúne de maneira frequente, mas sem uma periodicidade definida. Atualmente, conta com a participação de 50 instituições, sendo 30 fixas. A entidade é dividida em conselho diretor, fiscal e de entidades.

O coronel James de Barros destaca as ações que foram trabalhadas neste ano pela instituição.

“Este ano, em conjunto com a Acianf, o Conseg deu continuidade ao Projeto de Apoio à Polícia Militar, que teve início em 2017. Arrecadamos recursos com empresários locais e conseguimos realizar alguns consertos de viaturas e que precisavam voltar às ruas, assim como a reforma de espaços internos, para melhor funcionalidade e trabalho do 11° BPM, principalmente para o serviço de inteligência”, afirma.

Ainda de acordo com o coronel, também está em andamento, com apoio do Conseg, a instalação do Projeto Bairro Seguro, como já acontece em outros batalhões de cidades vizinhas.

Para o presidente do Conselho, "o maior desafio da segurança pública para a cidade e região é conquistar um maior efetivo de policiais, completar as baixas que acabam acontecendo com o decorrer dos anos, por aposentadoria ou questões de saúde, e com isso ter um trabalho mais preventivo, tanto para a PM, quanto para a Civil, esta que está com efetivo bem abaixo do necessário. Outro desafio é oferecer tecnologias que otimizem o trabalho de inteligência”, diz.

Segundo o presidente da entidade, a população pode participar do Conseg de várias formas, uma delas sendo mantenedora da instituição, doando um valor mensal para que esses projetos sejam continuados, ou para projetos específicos, e ainda mandando sugestões de ações e comentando na página no facebook: Conseg Nova Friburgo. O interessado também pode participar representando alguma entidade no Conselho de Entidades.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.