MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran-RJ altera as datas para a realização dos exames práticos de direção

Órgão continua funcionando para serviços emergenciais de 2ª via da identidade e habilitação

Por Redação Multiplix
17/04/20 - 16:57
Detran-RJ altera as datas para a realização dos exames práticos de direção Motorista pode dirigir com a carteira de habilitação vencida no estado do Rio de Janeiro | Foto: Banco de Imagem

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) continua funcionando apenas para serviços emergenciais, para conter a disseminação do novo coronavírus, evitando aglomerações em seus postos. Por isso, as datas dos exames práticos de direção que aconteceriam neste mês, foram alteradas.

“Para manter a segurança e a proteção de nossos usuários, funcionários e colaboradores, os exames só acontecerão em maio. É bom deixar claro que nenhum candidato será prejudicado, já que os prazos para realização dos procedimentos de primeira habilitação foram ampliados em seis meses”, destacou o órgão em nota enviada ao Portal Multiplix.

Segundo o Detran-RJ, os exames que estavam agendados, vão ser realizados em uma nova data, nos mesmos locais e horários marcados anteriormente.

O órgão estadual já havia liberado os condutores a dirigir com a carteira de habilitação ou a Permissão Para Dirigir (PPD) que estivessem vencidas desde 19 de fevereiro, sem pena para motoristas flagrados.

O Detran também já tinha permitido que veículos adquiridos a partir de 19 de fevereiro pudessem circular sem placa, por tempo indeterminado.

“Nesses casos, é prudente que os proprietários andem com a nota fiscal de compra do veículo e a identidade. A medida também abrange compras de veículos usados, cujos novos proprietários precisariam fazer o novo registro do veículo (CRV)”, disse o Detran-RJ, em nota.

Motoristas estão desobrigados de iniciar o processo no Detran e o prazo de licenciamento anual está prorrogado, podendo ser novamente postergado, conforme a necessidade.

Também estão interrompidos os serviços de identidade e habilitação, exceto para casos emergenciais, respeitando as priorizações determinadas no combate ao coronavírus.

“Os casos emergenciais estão sendo vistos um a um e serão atendidos conforme a necessidade. Os casos considerados de urgência são as 2ª vias da identidade e habilitação para profissionais com atividades remuneradas, funcionários das áreas de saúde e segurança. Eles só poderão obter o novo documento em caso de perda, roubo ou furto”, finalizou o órgão.

Em caso de agendamentos para as urgências da habilitação e identificação civil, estão sendo realizados de segunda a sexta, das 8h às 18h, nos telefones 0800 0204040 ou 0800 0204041 (apenas no interior do Rio).

As emergências devem ser comprovadas com boletins de ocorrência, passagens ou outra documentação que comprove a urgência. No caso das habilitações para atividades remuneradas, é necessário apresentar também o vínculo empregatício.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.