MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretário de Saúde de Nova Friburgo presta esclarecimentos na Câmara de Vereadores

Christiano Huguenin explicou casos de falta de ambulância na cidade e falou sobre a manutenção da frota de veículos da pasta

Por Matheus Oliveira
24/08/18 - 15:40
Secretário de Saúde de Nova Friburgo presta esclarecimentos na Câmara de Vereadores Christiano Huguenin falou por cerca de uma hora no plenário da Câmara. | Foto: Reprodução/TV Câmara

O secretário de Saúde de Nova Friburgo, Christiano Huguenin, esteve na Câmara de Vereadores da cidade, na última quinta-feira, dia 23 de agosto, para prestar esclarecimentos, durante uma hora, a respeito da situação da pasta na cidade, entre eles, a falta de ambulâncias em distritos como Lumiar e São Pedro da Serra.

Durante a sessão, o responsável pela Saúde explicou a falta de ambulância no atendimento a um idoso de 63 anos, que acabou morrendo, no último dia 12 de agosto, em Lumiar.

“O paciente foi socorrido sim. As alegações de que o socorro demorou, foi o de um paciente em estado terminal de câncer, e na sexta anterior, teria se submetido a uma sessão de quimioterapia muito forte no Rio de Janeiro, vindo a óbito na entrada do Hospital Raul Sertã. Um idoso que a própria esposa ao falar comigo no telefone disse que a “hora dele havia chegado”. Isso foi dito pela própria mulher do paciente, que eu fiz questão de entrar em contato.”, disse Christiano Huguenin.O secretário ainda esclareceu que em fevereiro, em São Pedro da Serra, houve uma morte de um paciente que sofreu um infarto fulminante e não havia ambulância no local.

Ele também criticou a aprovação de uma lei por parte do Legislativo, que previa a reforma administrativa da Prefeitura de Nova Friburgo e extinguia a Fundação Municipal de Saúde.

“Na Fundação, o gestor tinha autonomia para trabalhar. Na instituição, os processos tinham andamento e se findavam, assim como coordenava os processos licitatórios. Em 2013, a FMS foi extinta em projeto aprovado por esta casa com 20 votos favoráveis e um contra. Na mesma lei, foi criada a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, com duas subsecretarias, uma delas, a de Manutenção de Veículos Leves e Pesados, que passou a ser responsável pela manutenção de toda a frota da Prefeitura de Nova Friburgo”, ressaltou. Ele ainda explicou que não existe no orçamento da Saúde, nenhuma verba destinada para a manutenção de veículos.

Morte de Idoso

Devido à falta de atendimento, um idoso de 63 anos passou mal, demorou para ser socorrido e acabou morrendo no dia 12 de agosto. Segundo a Associação de Moradores de Lumiar, a ambulância estava em São Pedro da Serra e foi acionada às 6h, mas chegou apenas às 6h40. A entrada no Hospital Municipal Raul Sertã se deu por volta das 7h40, com o homem já morto.

Antes disso, outras duas pessoas morreram nos distritos da cidade em situação similar.

Em 28 de fevereiro deste ano, a Associação de Moradores protocolou um ofício na Prefeitura, solicitando uma ambulância para a localidade. Em maio, novo ofício protocolado, desta vez na Secretaria de Saúde, com mesmo pedido. Em julho, foi aberta uma ação civil pública no Ministério Público. No documento ajuizado, é pedido ao órgão ações e fiscalização para atender a demanda da população.

De acordo com os representantes dos moradores, cerca de 15 mil pessoas vivem na região, incluindo os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, e as localidades de Toca da Onça, Boa Esperança e Rio Bonito, entre outras. A Associação de Moradores de Lumiar informou que a Prefeitura agendou uma reunião com os residentes do local para o dia 4 de outubro.

Falta de Ambulâncias

A cidade possui apenas três ambulâncias para atender emergências. Duas delas são do Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, que não está 100% implantado na cidade. As unidades chegaram a Friburgo em 2011, e ficaram estacionadas no quartel do Corpo de Bombeiros, sendo transferidas posteriormente para uma área reservada no pátio próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã, com o Poder Executivo conseguindo a utilização das mesmas.

As ambulâncias da Samu devem estar tripuladas por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Esses profissionais ainda precisam ser contratados e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será realizado um processo seletivo para incorporar esses profissionais.

A outra unidade disponível é do Corpo de Bombeiros, que auxilia nos atendimentos emergenciais, priorizando casos como acidentes de trânsito, vítimas de trauma, vítimas de perfuração por arma de fogo (PAF) e emergências clínicas, como infarto e mal súbito, por exemplo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.