MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretário de Saúde de Nova Friburgo deve retornar à Câmara para participar de audiência pública

Christiano Huguenin esteve na sede do Legislativo, mas tempo não foi suficiente para esclarecer todos os questionamentos

Por Matheus Oliveira
27/08/18 - 17:47
Secretário de Saúde de Nova Friburgo deve retornar à Câmara para participar de audiência pública Christiano Huguenin deverá retornar ao Legislativo para elucidar questões relacionadas à pasta em audiência pública. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Após a ida do secretário de Saúde de Nova Friburgo, Christiano Huguenin, à Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, na última quinta-feira, dia 23 de agosto, para prestar esclarecimentos sobre a situação da pasta na cidade, o Legislativo friburguense deverá convocar uma audiência pública com o secretário, já que o tempo cedido de uma hora permitiu que apenas cinco vereadores fizessem perguntas a Huguenin. Como o tempo não foi prorrogado, a ideia é deliberar sobre uma convocação de uma audiência pública que será de três horas, com possibilidade de prorrogação, e participação da população.

Na sessão ordinária, o gestor da saúde municipal falou a respeito de pontos como a manutenção de frotas, a falta de ambulâncias na cidade e os processos licitatórios. A audiência pública deverá ser convocada pelo Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Wellington Moreira (MDB), e pode ser votada na sessão desta terça-feira, dia 28 de agosto. Na última quinta-feira, a presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Lumiar, Silvia Faltz esteve na Casa para acompanhar as falas do secretário.

Falta de ambulâncias

Segundo a Associação de Moradores de Lumiar, devido à falta de atendimento, um idoso de 63 anos passou mal, demorou para ser socorrido e acabou morrendo no dia 12 de agosto. Ainda de acordo com a Associação, a ambulância estava em São Pedro da Serra e foi acionada às 6h, mas chegou apenas às 6h40. A entrada no Hospital Municipal Raul Sertã se deu por volta das 7h40, com o homem já morto.

A cidade possui apenas três ambulâncias para atender emergências. Duas delas são do Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, que não está 100% implantado na cidade. As unidades chegaram a Friburgo em 2011, e ficaram estacionadas no quartel do Corpo de Bombeiros, sendo transferidas posteriormente para uma área reservada no pátio próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã, com o Poder Executivo conseguindo a utilização das mesmas.

Para saber mais detalhes sobre os pontos destacados por Christiano Huguenin na sessão da Câmara de Vereadores, clique aqui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.