MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Saúde de Friburgo faz alerta sobre riscos de acidentes com animais peçonhentos

Casos aumentam durante o verão; mais de 160 registros foram feitos na cidade em 2022

Por Rômullo Espíndola
30/01/23 - 15:20
Secretaria de Saúde de Friburgo faz alerta sobre riscos de acidentes com animais peçonhentos No ano passado, foram notificados mais de 100 acidentes com diversos tipos de animais | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

É no período mais quente do ano, o verão, que aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, emitiu um alerta sobre o assunto.

Por causa das temperaturas altas e das fortes chuvas, animais como as aranhas, os escorpiões e as cobras saem de áreas com mais mata e buscam abrigo em outros locais, principalmente em quintais, obras e jardins.

No ano passado, foram notificados 38 acidentes por serpentes, 110 por aranhas e 21 causados por escorpiões, segundo os dados do governo municipal. Em meio a esses números, a secretaria divulgou algumas recomendações.

São necessários alguns cuidados importantes, como utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) no manuseio de materiais de construção, lenhas e itens de quintaI. Também é preciso ficar atento com as roupas, especialmente de cama e banho, calçados, panos e tapetes.

“Se encontrar um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, procure a autoridade de saúde para orientações ou o Corpo de Bombeiros”, explica a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Em caso de mordedura ou picada, a pessoa deve procurar atendimento médico nas primeiras horas do ocorrido. A referência em Nova Friburgo é o Hospital Municipal Raul Sertã, onde os profissionais irão avaliar o paciente e adotar os protocolos necessários na assistência.

Confira neste link os Centros de Referência para Atendimento de Acidentes por Animais Peçonhentos no estado, com os endereços e telefones.

O Corpo de Bombeiros também faz algumas orientações:

  • Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;

  • Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-los;

  • Não acumular entulho e materiais de construção;

  • Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;

  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

  • Manter limpos os locais próximos das casas, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;

  • Não mexer em colmeias e vespeiros. Caso estejam em áreas de risco de acidente, contatar a autoridade local competente para a remoção.

O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.