MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saúde do Rio de Janeiro confirma dois primeiros casos de sarampo no Estado

As amostras foram analisadas pela Fiocruz e pacientes moram na capital fluminense

Por Redação Multiplix
09/07/18 - 13:53
Saúde do Rio de Janeiro confirma dois primeiros casos de sarampo no Estado Aplicação de vacina. | Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou nesta segunda-feira, dia 9 de julho, dois casos de sarampo no território fluminense, após análises realizadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde. Os infectados são moradores da cidade do Rio de Janeiro.

No dia 3 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde estudam as pacientes que tiveram os casos confirmados e em parceria com a SES tomou uma série de medidas de prevenção e análise dos casos. Uma das infectadas é a estudante Ingrid, de 21 anos, diagnosticada após o surgimento dos primeiros casos suspeitos. O Rio de Janeiro já chegou a ter 17 casos suspeitos, com quatro sendo descartados. Ingrid teve um resultado preliminarmente positivo e comprovado nesta segunda. Agora, restam outros onze casos suspeitos da doença.

Segundo nota da Secretaria de Estado de Saúde, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano no estado é de 95%. Devem ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Os sintomas do sarampo aparecem 14 dias depois do contágio e 3 dias após surgirem as manchas típicas da doença. Os principais sintomas são: febre acima de 38ºC, Dor de Garganta e tosse seca, Dor Muscular e cansaço excessivo, manchas vermelhas na pele que se espalham pelo corpo e não coçam, pontinhos brancos no interior da bochecha e vermelhidão nos olhos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.