MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabia? Máscaras de tecido devem ser substituídas a cada 30 lavagens

Produtos também devem ser trocados a cada três horas ou quando estiverem úmidos, e em seguida lavados, segundo a Anvisa

Por Redação Multiplix
08/06/20 - 14:52
Máscaras de tecido devem ser substituídas a cada 30 lavagens Tecido pode ficar danificado após muitas lavagens com o uso de água sanitária | Foto: Banco de Imagem

Desde o início da pandemia, o uso de máscaras não profissionais vem sendo discutido pelas autoridades de saúde. E com o avanço do novo coronavírus, os itens de tecido acabaram sendo liberados para serem usados pela população, como uma das formas de prevenção da doença. Mas, atenção: segundo o manual de orientações gerais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é recomendável descartá-las a cada 30 lavagens.

Outra orientação do manual é para que cada pessoa tenha, pelo menos, cinco máscaras de uso individual. Antes de utilizá-las, é preciso que estejam limpas e sem rupturas, como rasgos e furos, e o produto deve cobrir todo o rosto, sem espaço nas laterais.

Ao colocar ou retirar, a pessoa deve usar álcool gel nas mãos para higienizar e a dica é que a colocação ou retirada da máscara seja feita sem tocar na parte da frente, sempre fazendo pelo elástico que fica atrás da orelha ou da cabeça. O tempo máximo de utilização também é limitado, de no máximo três horas ou quando estiver úmida. Após isso, a máscara deve ser trocada.

A higienização das máscaras não profissionais deve ser feita com água e sabão ou elas devem ser deixadas de molho na água sanitária por 20 a 30 minutos. Porém, o manual da Anvisa recomenda que as máscaras de tecido devem ser descartadas após 30 lavagens, já que a água sanitária pode danificar o pano e a textura, possibilitando a permanência do vírus.

Para fazer o descarte correto da máscara de tecido, a Anvisa recomenda colocá-las em um saco de papel ou plástico fechado, onde devem permanecer por 72 horas até serem jogadas em uma lixeira com tampa. É necessário evitar tocar na superfície do saco após o descarte. Depois disso, o órgão recomenda higienizar as mãos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.