MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabia? Câncer de mama também afeta animais de estimação

Não são apenas as mulheres que sofrem com esse tumor. A doença atinge até 45% das cadelas e 30% das gatas

Por Tainá Azevedo
24/10/18 - 15:22
Você sabia? Câncer de mama também afeta animais de estimação Gatas e cadelas são os animais mais suscetíveis ao câncer de mama. | Foto: Banco de Imagens

É isso mesmo que você está lendo. Assim como outras doenças que acometem os seres humanos, o câncer de mama pode afetar os animais domésticos. Aproveitando que estamos no “Outubro Rosa” – movimento popularmente conhecido e que conscientiza as mulheres sobre a doença – especialistas fazem o alerta.

Segundo o portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o tumor atinge 45% das cadelas e 30% das gatas. Poucos donos sabem disso, por isso é importante ficar atento.

Ainda de acordo com veterinários, entre os fatores que contribuem para o aparecimento do tumor nas mamárias (neoplasias) estão a alimentação rica em conservantes, a exposição à poluição do meio ambiente, hormônios e genética. Em geral, o câncer de mama é mais comum em cães e gatos, mas outros animais também podem desenvolver a doença.

- Diagnóstico

O diagnóstico precoce é fundamental assim como em seres humanos. É recomendado que se faça o apalpamento na região mamária do pet, pelo menos uma vez por mês. Se o dono perceber algum nódulo, é importante levá-la a um médico veterinário para que seja feito exame físico.

- Tratamento

O tratamento dos tumores de mama é cirúrgico, ou seja, a retirada da mama acontece por meio de cirurgia. Outra modalidade terapêutica é a quimioterapia pré ou pós cirúrgicas e a utilização de alguns medicamentos anti-inflamatórios.

- Prevenção

A principal forma de prevenção do câncer de mama é a castração dos animais com até um ano de idade e de preferência antes do primeiro cio. Outras dicas são não usar anticoncepcionais e adotar dietas balanceadas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.