MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em várias cidades do estado do Rio

Teresópolis e Nova Friburgo decretaram utilização do item em estabelecimentos com autorização para funcionar

Por Redação Multiplix
27/04/20 - 14:48
Uso de máscaras passa a ser obrigatório em várias cidades do estado do Rio Regras foram ampliadas devido o aumento dos casos do covid-19 | Foto: Banco de Imagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o uso de máscaras para se proteger do novo coronavírus. Agora, no Brasil o uso do item é obrigatório em vários estados. Alguns municípios, como Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, por exemplo, a exigência também foi adotada para evitar o contágio do covid-19.

Com a ampliação da pandemia, as regras e políticas públicas de governos estaduais e municipais vêm mudando e obrigando a adoção da máscara, muitas vezes não só nos comércios, mas como em todos os locais públicos. No começo do mês o Ministério da Saúde ampliou o uso do item, defendendo a produção caseira.

Mesmo sem os decretos estaduais optando pela obrigação da máscara, muitas prefeituras expediram próprios normativos fixando a exigência.

Em Teresópolis, o decreto assinado prefeito Vinicius Claussen, no último dia 16 de abril, passa a obrigar o uso das máscaras, cirúrgicas descartáveis ou de pano, nos estabelecimentos bancários, empresariais e comerciais da cidade. Já o uso do item nas ruas não é obrigatório, mas recomendado pelo Executivo.

Na última semana, foi decretado em Nova Friburgo o uso das máscaras faciais como medida complementar no combate ao covid-19, em todos os estabelecimentos, industriais e comerciais que tenham autorização de funcionamento, sob pena de notificação prévia e posterior fechamento imediato do local que descumprir a obrigação.

Durante o deslocamento das pessoas nos meios de transporte público ou privado de passageiros também fica obrigatório o uso das máscaras. O prefeito Renato Bravo recomendou a população para utilizar as máscaras quando deixarem suas residências.

A Prefeitura de Duas Barras está orientando os motoristas e distribuindo máscaras de proteção para quem entra no município, através das barreiras sanitárias. O trabalho é feito pelos agentes da Secretaria de Saúde e suporte da Guarda Municipal. O prefeito Luiz Carlos Botelho assinou decreto no dia 20 de abril obrigando o uso das máscaras por caminhoneiros, entregadores, taxistas, servidores públicos com atendimento ao público e da área de saúde.

Já a Prefeitura de Cantagalo, em decreto no dia 17 de abril, recomenda a população o uso das máscaras de proteção facial quando saírem de casa, quando necessário.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.