MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

UPA de Nova Friburgo está sem certificado de aprovação dos bombeiros

Saiba o que é e qual é a importância do documento exigido pelo Corpo de Bombeiros

Por Matheus Oliveira
13/03/19 - 15:36
UPA de Nova Friburgo está sem certificado de aprovação dos bombeiros UPA de Nova Friburgo precisa regularizar situação junto ao Corpo de Bombeiros do município | Foto: João Luccas Oliveira

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Friburgo foi notificada, nesta semana, pelo Corpo de Bombeiros por não ter o Certificado de Aprovação da corporação. Mas o que muita gente se pergunta é: o que é e qual a utilidade desse documento?

De acordo com o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, o tenente-coronel Alexandre Pitaluga, o Certificado de Aprovação é um documento que cumpre exigências da instituição para a segurança dos estabelecimentos.

“Todo estabelecimento precisa do Certificado de Aprovação. Para tal, os bombeiros identificam o que deve ser feito em um determinado estabelecimento e o proprietário ou o responsável precisa elaborar um projeto de segurança através de um técnico credenciado pelos bombeiros. Depois esse projeto nos é apresentado e decidimos se concordamos ou não. Estando tudo certo, emitimos o Laudo de Exigências. Na sequência, para comprovar que todas as determinações do laudo foram cumpridas e que as condições arquitetônicas estão dentro do determinado, quem se responsabiliza por aquele imóvel deve apresentar uma série de documentos. Só assim, emitimos o Certificado de Aprovação”, explica.

Ainda de acordo com Pitaluga, a manutenção dos equipamentos preventivos é de responsabilidade do estabelecimento.

De acordo com o site do Corpo de Bombeiros, para que uma edificação seja considerada regularizada junto à Corporação são necessários dois documentos: Laudo de Exigências e o Certificado de Aprovação.

Os documentos exigidos para conseguir o Certificado de Aprovação são as cópias das notas fiscais dos dispositivos preventivos (extintores, mangueiras, esguichos, etc) que foram adquiridos recentemente e dos extintores que foram recarregados. Cabe acrescentar que a recarga somente poderá ser realizada por empresa credenciada junto ao CBMERJ.

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o Executivo deve fiscalizar o pleno funcionamento da unidade e uma equipe responsável pela Segurança no Trabalho na UPA, que está na cidade desde 2010, esteve na sede do Corpo de Bombeiros para requerer o documento e regularizar a situação da unidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.