MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Últimos profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar em Friburgo nesta quarta

No total, 13 médicos irão atuar no município da Região Serrana substituindo os cubanos

Por Matheus Oliveira
09/01/19 - 14:47
Últimos profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar em Friburgo nesta quarta Legenda: Unidades de Saúde de Nova Friburgo contarão com médicos brasileiros em substituição aos cubanos | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

Os últimos dois profissionais que faltavam para ocupar as 13 vagas ofertadas pelo Governo Federal, através do Programa Mais Médicos, apresentaram-se na última segunda e começarão a atender a população a partir desta quarta-feira, 9.

O prazo para que os médicos com CRM no Brasil, inscritos na segunda chamada do edital do Programa Mais Médicos, se apresentem nos municípios onde irão atuar começou nesta semana. A etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, 1.707 profissionais com registro brasileiro escolheram entre as localidades. Os candidatos têm até quinta-feira (10) para comparecerem aos novos postos.

Aqueles que decidirem por não trabalhar no programa devem informar a gestão municipal, que comunicará a desistência ao Ministério da Saúde. Ao término do prazo de apresentação, a pasta realizará um novo balanço das vagas. As vagas que não forem ocupadas serão recoladas no sistema para que outros profissionais tenham chance de escolhê-las. Inicialmente, estão disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 DSEI.

A próxima chamada do Programa Mais Médicos acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro para profissionais brasileiros formados no exterior. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades com vagas em aberto.

O Ministério da Saúde recebeu 10.205 inscrições de profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) dispostos a participarem do programa. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pela pasta.

Saída dos cubanos

A saída de Cuba da cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que permitia que médicos cubanos trabalhassem no Brasil através do programa Mais Médicos, afetou Nova Friburgo. Isso porque a cidade possuía participantes do programa, oriundos da ilha caribenha, desde 2014. Na cidade, eram 16 no total. No momento do fim do acordo eram 11 atuando em postos de saúde do município serrano.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.