MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis tem 11 casos confirmados de sarampo; confira onde se imunizar

Município ainda investiga outros 21 casos suspeitos da doença

Por Redação Multiplix
17/02/20 - 10:05
Teresópolis tem 11 casos confirmados de sarampo; confira onde se imunizar Vacinação contra o sarampo encontrada em 17 locais em Teresópolis | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Saúde de Teresópolis enviou a 2ª nota técnica com as atualizações de casos de sarampo no município, de 10 a 14 de fevereiro de 2020. São 32 casos suspeitos da doença com 11 confirmações. O município não registrou óbitos pela doença e não há casos considerados graves.

De acordo com a nota técnica, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) investiga 32 casos suspeitos de sarampo, sendo que a maioria se refere a pacientes que estiveram em municípios do Estado do Rio de Janeiro com histórico de transmissão da doença. Os pacientes teriam retornado a Teresópolis com os sintomas e sinais da patologia.

Ainda de acordo com o documento, os pacientes foram submetidos a exames que foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ). Nos resultados, dos 32 suspeitos examinados, foram 11 confirmados, sete descartados e 21 que permanecem em acompanhamento aguardando o resultado laboratorial.

“Não há, até o momento, nenhum caso considerado grave ou óbito pela doença”, destacou a nota.

Entre os sintomas do sarampo estão: febre, manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham para o corpo, muita tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Essas pessoas devem procurar as unidades de saúde pública.

O informe ainda esclarece que é necessário manter o cartão de vacinação em dia. Além disso, algumas medidas preventivas podem ser adotadas, como lavar as mãos ou usar álcool em gel, máscara de proteção – quando houver sintomas de adoecimento -, evitar espaços confinados e tossir ou espirrar com lenços ou proteção.

Onde se imunizar

A vacinação contra o sarampo acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em 17 locais em Teresópolis: PSFs de Albuquerque, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Granja Florestal, Granja Guarani, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Vargem Grande e Venda Nova;

Outros locais são: Centro Materno Infantil, Centro de Saúde da Várzea, Unidade de Saúde Santo Antônio/Alto e nas Unidades Básicas de Saúde de Bonsucesso, Vieira e Água Quente. Nos PSFs de Fonte Santa, Meudon e Rosário a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Outras informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.