MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis adquire ventiladores pulmonares para combate ao coronavírus

Ventiladores pulmonares e leitos de UTI extras fortalecem a estrutura da saúde na cidade

Por Redação Multiplix
30/03/20 - 11:51
Prefeitura de Teresópolis adquire equipamentos para combate ao coronavírus Teresópolis tem mais 46 leitos para pacientes do SUS | Foto: Banco de Imagem

O Gabinete de Crise para o combate ao coronavírus em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi instituído no dia 13 de março, com medidas de prevenção, isolamento social e fortalecimento na estrutura de saúde municipal. A prefeitura afirma que tenta, desde o primeiro dia, conseguir fornecedores com disponibilidade de produtos e outros recursos para o enfrentamento ao covid-19.

Neste domingo, 29, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou a aquisição, pelo governo federal, de 15 mil ventiladores pulmonares. Ainda não foi anunciado como será feita a distribuição dos produtos, mas a Prefeitura de Teresópolis aguarda a chegada de alguns deles para o município.

“Começamos no dia 13 mesmo o movimento de aquisição dos equipamentos, enfrentando um desafio comum aos municípios por todo o país que é conseguir fornecedores com disponibilidade de produtos. Estamos atentos e vamos continuar lutando para fazer as aquisições e também conseguir que equipamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde cheguem a Teresópolis”, destacou o prefeito Vinicius Claussen.

Ainda segundo a prefeitura, o Executivo teresopolitano teria feito a ordem de compra de ventiladores pulmonares e requisitado a empresa vencedora da licitação para a entrega. A empresa, porém, informou ao município que havia recebido um ofício do Ministério da Saúde, determinando a requisição administrativa dos ventiladores, não podendo entregar os equipamentos ao município.

Através da Procuradoria Geral, a prefeitura entrou com uma ação na Justiça. A decisão foi favorável a Teresópolis, com notificação à empresa para a liberação dos ventiladores ao município.

“Conseguimos uma liminar impedindo que o governo federal requisite os ventiladores pulmonares adquiridos pelo município por licitação. Com a sentença a favor de Teresópolis, o fornecedor deverá efetuar em breve a entrega de três novos ventiladores”, disse Vinicius.

Ainda de acordo com o prefeito, Teresópolis está realizando a manutenção de ventiladores pulmonares que estão parados e ainda esta semana o município conseguirá recuperar mais três deles.

Leitos extras de UTI

Teresópolis agora tem 46 leitos à disposição dos hospitais para pacientes do SUS devido ao novo coronavírus. A cidade ampliou a disponibilidade dos leitos de UTI.

“Já solicitamos ao governo do estado recursos para pagamento de mão de obra, ventiladores e outros materiais para a construção de mais 109 leitos SUS”, finalizou Vinicius.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.