MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Tenda da Covid é desativada após redução do número de casos da doença em Cabo Frio

Pacientes passam a ser atendidos no espaço inaugurado em anexo à UPA, no bairro Parque Burle

Por Portal Multiplix
23/05/22 - 10:52
Tenda da Covid é desativada após redução do número de casos da doença em Cabo Frio Antiga estrutura já foi desmontada | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, desativou a Tenda Covid que realizava o atendimento de casos suspeitos da Covid-19, que foi instalada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Burle. O motivo é a redução no número de casos da doença no município.

De acordo com a secretaria de Saúde, um novo espaço inaugurado nesta segunda-feira, 23, na área externa da UPA, foi destinado ao atendimento exclusivo para pessoas com suspeita de síndrome gripal.

Dados da Vigilância Epidemiológica do setor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, apontam que nos meses de março e abril desse ano, a Tenda Covid registrou média de 40 atendimento por dia, apresentando queda de 17% em comparação aos meses de janeiro e fevereiro, também desse ano.

Ainda, segundo o levantamento, neste mesmo período, a taxa de positividade caiu 98,68%.

“A equipe epidemiológica da Secretaria de Saúde analisa diariamente o cenário com base nos dados registrados da evolução dos casos do coronavírus na cidade para traçar estratégias necessárias, e novas logísticas de atendimento para o enfrentamento da pandemia. Além disso, essa análise permite o uso necessário do dinheiro público. Temos um custo com a Tenda Covid, que foi empregado para atender a demanda no período. Hoje não há necessidade de continuar mantendo esse gasto”, explica a secretária de Saúde, Erika Borges.

Protocolo de triagem permanece mantido Protocolo de triagem permanece mantido | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A nova estrutura conta com recepção, dois banheiros e consultório, além de cilindros de oxigênio e demais insumos necessários para atender a demanda da população com sintomas de síndrome gripal.

O objetivo é evitar que o paciente tenha contato com os outros casos emergenciais da UPA.

Em caso de suspeita de Covid, a logística seguirá os protocolos de triagem e as determinações do Ministério da Saúde.

“Na recepção, que é o ponto para a entrada do paciente, será realizado o registro. Após a identificação, ele vai ser direcionado para sala de enfermagem para classificação de risco ou coleta do teste de diagnóstico e, em seguida, para o consultório médico”, explica Thiago Ferreira, diretor médico da unidade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.