MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Surto de mulher no centro de Nova Friburgo reforça o alerta quanto à saúde mental em tempos de pandemia

O gerente de Saúde Mental conversou com o Portal Multiplix sobre a ampliação dos atendimentos psiquiátrico e psicológicos na cidade

Por Kessia Coutinho
03/09/21 - 15:47
Surto de mulher em Nova Friburgo reforça o alerta quanto à saúde mental em tempos de pandemia Cobertura para atendimento de pessoas com problemas psicológicos e psiquiátricos foi ampliada em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Quem mora em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já reparou que é cada vez mais comum encontrar pessoas passando por momentos de crise emocional ou surto.

Nesta semana, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando uma mulher que aparentemente estava em crise, gritando e completamente nua na avenida Alberto Braune. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas segundo a corporação, quando os militares chegaram ao local, a vítima não foi localizada.

"Tenho notado que a situação de crise e surto, como a que aconteceu recentemente na Alberto Braune, é bem mais comum do que a gente gostaria. Porém, quando a crise é forte e vem em forma de grito, nudez e acontece em público choca ainda mais", relata a psicóloga Mariana Faria.

A psicóloga destaca ainda que, algumas vezes, os episódios de desorganização da realidade nem sempre vêm de um histórico de doença mental previamente diagnosticado. "Esses surtos ou momentos de crises são os primeiros de muitos, em alguns casos".

"Pode acontecer muito, nos ônibus, em lojas, supermercados, com bastante frequência. Pessoas pedindo para descer do transporte público em momento de pânico, saindo dos mercados sem conseguirem fazer suas compras. Muitas vezes, as pessoas se isolam exatamente porque os outros simplesmente julgam e quase ninguém está de fato disposto a ajudar", revela.

Mariana também explica que em casos de emergência, quando alguém estiver em um momento de instabilidade emocional, é importante manter a calma e não agitar ainda mais a pessoa que está em sofrimento. O ideal é ligar para pedir um atendimento especializado por meio dos telefones 192 ou 193.

Atendimentos de saúde mental

O gerente de Saúde Mental de Nova Friburgo, Felippe Schenquel, conversou com o Portal Multiplix sobre os atendimentos psiquiátrico e psicológicos que foram ampliados recentemente no município.

“Temos médicos psiquiatras nas 3 principais unidades básicas de saúde do município (Olaria, Centro e Conselheiro Paulino), ampliamos também os profissionais de psicologia atuando nas unidades básicas de saúde, retomamos a ala de saúde mental do Hospital Municipal Raul Sertã, que é a área de tratamento de emergências psiquiátricas”, ressalta.

Felippe disse que além dessas mudanças, a Gerência de Saúde Mental está tentando transformar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II - adulto) em CAPS III, que significa um reforço na atendimento, com funcionamento 24h por dia, sete dias por semana, com acolhimento noturno.

Sobre a nova ala de saúde mental inaugurada no Hospital Municipal Raul Sertã, o gerente informou também que o espaço já está funcionando, mas que o atendimento é feito apenas no início do tratamento e para a estabilização dos pacientes durante uma emergência psiquiátrica.

Preocupação com a saúde mental cresce durante período de pandemia

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estudos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) chamam a atenção de pesquisadores para o potencial impacto psiquiátrico das infecções por coronavírus.

Muitas pesquisas identificaram acometimento mental de pacientes infectados e algumas apontaram ainda danos de longo prazo, com sobreviventes apresentando perda de memória, alterações do sono e maiores níveis de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade, meses ou anos após a recuperação do quadro viral.

A psicóloga Mariana Faria reforça que é necessário ficar atento aos sinais de transtornos.

Precisamos estar de olho nos nossos sentimentos, angústias, fraquezas. Não podemos esperar para procurar ajuda e entender que pedir ajuda é sinal de força e não de fraqueza, e é fundamental nesse processo.

"E muito se fala em empatia, respeito a dor do outro, cuidado com a autocobrança, entre outras coisas. Não devemos somente falar, precisamos lutar para que as pessoas se sintam confortáveis para sentir e lidar com suas frustrações, acabar com o preconceito em cima das doenças mentais. É uma batalha que devemos lutar em conjunto diariamente. Não coloque sua saúde mental em quarentena", finaliza.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.