MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sobe para 7 o número de casos confirmados de sarampo em Nova Friburgo

Dois casos suspeitos foram descartados e outros 50 permanecem em investigação; saiba os detalhes

Por Redação Multiplix
19/02/20 - 17:53
Sobe para 7 o número de casos confirmados de sarampo em Nova Friburgo Número de casos confirmados de sarampo em Nova Friburgo sobe para sete | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou nesta quarta, 19, que houve a confirmação de mais dois casos de sarampo na cidade da Região Serrana, chegando assim a sete o total de casos confirmados entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro deste ano.

De acordo com o balanço divulgado pela pasta, dos 59 casos considerados suspeitos, além dos sete confirmados, dois foram descartados e 50 permanecem em investigação epidemiológica e/ou laboratorial.

Ainda segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, entre os casos confirmados, cinco são de homens e dois de mulheres com as seguintes faixas etárias:

  • 10 a 19 anos: 2 casos
  • 20 a 29 anos: 2 casos
  • 30 a 39 anos: 2 casos
  • 40 a 49 anos: 1 caso

Os bairros dos diagnosticados são: Olaria (1), Cascatinha (1) Conselheiro Paulino (1), São Geraldo (1), Varginha (1), Catarcione (1) e Centro (1).

O que é o sarampo

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. Estima-se que 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença, que é transmitida através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás nas orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Vacinação é a melhor forma de prevenir

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo intensificou a vacinação contra o sarampo desde o mês de janeiro. A intensificação valerá até o dia 13 de março, dentro da campanha estadual de prevenção contra a doença, segundo a prefeitura.

A vacina está disponível na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas, das 8h às 16h.

De acordo com o Executivo, é importante que as pessoas levem a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas.

Para evitar filas, quem não tiver o cartão do SUS deve dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.