MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sem vacinação no distrito, moradores de São Pedro da Serra pedem ajuda

Distrito de Friburgo está sem médicos desde outubro e não entrou na lista de locais contemplados para pela campanha de vacinação contra a gripe

Por Redação Multiplix
26/03/20 - 12:04
Sem vacinação no distrito, moradores de São Pedro da Serra pedem ajuda Na imagem, unidade básica de saúde de São Pedro da Serra. Moradores pedem vacinação contra a gripe no distrito | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Moradores de São Pedro da Serra estão passando por dificuldades na área da saúde desde o ano passado, em virtude da falta de médicos na unidade de saúde do local e também pela falta de uma ambulância para atender quem precisa.

Agora, com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada na segunda-feira, 23, o distrito não está na lista de locais contemplados para receber a imunização.

Por conta disso, a Associação de Moradores de São Pedro da Serra (AMASPS) pediu, por meio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que a Secretaria Municipal de Saúde enviasse uma equipe para vacinar os idosos que moram no distrito.

“Nós não temos profissionais na unidade básica de saúde de São Pedro da Serra para assumir a vacinação. A enfermeira está de licença médica, assim como a técnica de enfermagem. Isso é um erro de gestão por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Aqui temos muitos idosos e que não têm condições de irem a Lumiar para se vacinar”, explicou Fátima Guerreiro, presidente da AMASPS.

Fátima ainda disse que não há uma programação de vacinação em São Pedro da Serra e que a localidade está na contramão para evitar uma piora da pandemia de coronavírus e também da infecção por H1N1.

Não temos programação aqui enquanto diversos outros municípios estão trabalhando com a possibilidade de ir nas casas de idosos para vaciná-los. Há um desprezo por estes idosos, apesar de eles terem esse dado de quantos são neste distrito.

Ao Portal Multiplix, Fátima mandou uma cópia do e-mail enviado ao Ministério Público com pedido para que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizasse uma equipe para vacinar os idosos em casa ou para que haja um local de vacinação contra a gripe no distrito.

Em resposta a Fátima, a promotoria diz que foi feito contato telefônico com o secretário de Saúde, “que expôs as dificuldades enfrentadas nesse momento de grave crise sanitária”. Por isso, o MPRJ entende que “não há, infelizmente, como deslocar equipes a todos os distritos” e que, por isso, não poderia aplicar medidas contra a municipalidade.

A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com a prefeitura, que enviou a nota abaixo:

“A Prefeitura de Nova Friburgo pede que os usuários acamados entrem em contato com o posto de saúde da localidade para passar o nome. Uma equipe será formada para fazer as vacinações dessas pessoas. Para os não acamados ocorreu, nesta semana, vacinação em Lumiar, para os dois públicos preferenciais.

Sabendo da insuficiência de doses, nesta próxima semana, está programada a vacinação para quem não recebeu. Entretanto, o dia ainda não está estipulado, pois o Estado está liberando doses fracionadas e a programação de ações de imunização está sendo feita de acordo com a liberação da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde, isto é, ocorreu a necessidade de adequação do calendário.

A Secretaria Municipal de Saúde está consciente das dificuldades de locomoção e também da necessidade do isolamento social e a recomendação para evitar a circulação pela cidade. Sendo assim, pede-se que aguarde as orientações para a próxima semana.”


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.