MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretário de Saúde de Friburgo presta esclarecimentos na Câmara na sessão desta quinta-feira

Cristiano Huguenin irá se pronunciar sobre questões como a falta de ambulância nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra

Por Matheus Oliveira
23/08/18 - 14:11
Secretário de Saúde de Friburgo presta esclarecimentos na Câmara na sessão desta quinta-feira Cristiano Huguenin irá prestar contas das ações da Saúde aos vereadores de Nova Friburgo. | Foto: Divulgação/Redes Sociais

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo recebe nesta quinta-feira, dia 23 de agosto, o Secretário de Saúde da cidade, Cristiano Huguenin, a partir das 18h, para esclarecer à população sobre o serviço prestado e pontos como a falta de ambulâncias nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

O responsável por uma das principais áreas do município terá uma hora da sessão para explicar como irá resolver alguns problemas do serviço de saúde no município da Região Serrana. O pedido para a cessão do tempo para esclarecimentos foi movido pelo líder do governo no Legislativo, vereador Aylter Maguila, e aprovado por dez votos a seis. Os vereadores contrários ao processo justificaram o voto dizendo que Huguenin deveria ser convocado para prestar esclarecimentos em uma audiência pública sobre a Saúde.

Morte de Idoso

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde afirmou ainda que está consertando uma ambulância (Amarok) que ficará à disposição dos moradores de Lumiar em aproximadamente um mês. Devido à falta de atendimento, um idoso de 63 anos passou mal, demorou para ser socorrido e acabou morrendo no dia 12 de agosto. Segundo a Associação de Moradores de Lumiar, a ambulância estava em São Pedro da Serra e foi acionada às 6h, mas chegou apenas às 6h40. A entrada no Hospital Municipal Raul Sertã se deu por volta das 7h40, com o homem já morto.

Antes disso, outras duas pessoas morreram nos distritos da cidade em situação similar.

Em 28 de fevereiro deste ano, a Associação de Moradores protocolou um ofício na Prefeitura, solicitando uma ambulância para a localidade. Em maio, novo ofício protocolado, desta vez, na Secretaria de Saúde, com mesmo pedido. Em julho, foi aberta uma ação civil pública no Ministério Público. No documento ajuizado, é pedido ao órgão ações e fiscalização para atender a demanda da população.

De acordo com os representantes dos moradores, cerca de 15 mil pessoas vivem na região, incluindo os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, e as localidades de Toca da Onça, Boa Esperança e Rio Bonito, entre outras. A Associação de Moradores de Lumiar informou que a Prefeitura agendou uma reunião com os residentes do local para o dia 4 de outubro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.