MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria Estadual de Saúde distribui testes rápidos para municípios fluminenses

Carmo, Duas Barras Friburgo, Macuco, Sumidouro, Teresópolis e Trajano estão entre as cidades beneficiadas; a prioridade é testar profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao covid-19

Por Bianca Chaboudet
07/05/20 - 09:24
Secretaria Estadual de Saúde distribui testes rápidos para municípios fluminenses Remessa de testes rápidos para o covid-19 é enviada aos estados | Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) repassou ontem, 5, aos 92 municípios do estado, os 87 mil testes rápidos que recebeu do Ministério da Saúde no fim de abril.

A orientação é para que a testagem seja, preferencialmente, realizada em profissionais de saúde dos municípios que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Para Teresópolis, foram enviados 750 testes que, de acordo com a prefeitura, serão utilizados em pacientes com sintomas graves, pessoas que tiveram contato com pacientes com covid-19 e profissionais de saúde que apresentem sintomas.

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o município recebeu 700 unidades do teste, e reforçou a recomendação dizendo que a “prioridade são os profissionais de saúde, especialmente aqueles que estão na linha de frente, tratando os pacientes suspeitos e confirmados com covid-19”.

Em Sumidouro, a secretária Municipal de Saúde confirmou a entrega de 60 testes rápidos, e informou que o município já havia comprado outros 1.000 testes, que estão sendo realizados em pessoas que tiveram contato com pacientes infectados e profissionais da saúde.

Para Macuco, apenas 23 testes foram enviados, mas o município já havia comprado outras 100 unidades. Em Trajano de Moraes, o secretário de Saúde Lucas Esteves confirmou o recebimento de 40 testes. A assessoria de Duas Barras informou que também recebeu 40 unidades.

Em Carmo, foram entregues pelo estado 77 testes rápidos e o município já contava com outros 1.500 testes adquiridos pela prefeitura anteriormente. Na cidade, a testagem está sendo realizada de acordo com a avaliação feita pelos profissionais de saúde.

Os outros municípios serranos que fazem parte da cobertura do Portal Multiplix (Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto) não confirmaram a quantidade de testes recebidos.

A Secretaria Estadual de Saúde informou ainda que aguarda pela chegada de outras 15 mil unidades do teste rápido de covid-19 para a próxima semana. Informou ainda que com os novos equipamentos adquiridos, a reorganização de recursos humanos e parcerias firmadas, a capacidade de testagem biomolecular do Laboratório Central Noel Nutel (Lacen) foi ampliada, conseguindo analisar cerca de 900 amostras diariamente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.