MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Estado de Saúde divulga orientações para pessoas com deficiência

Limpar objetos como muletas e andadores e evitar idas a hospitais sem necessidades estão na lista

Por Redação Multiplix
23/04/20 - 15:32
Secretaria de Estado de Saúde divulga orientações para pessoas com deficiência É preciso limpar com frequência o aro de impulsão da cadeira de rodas | Foto: Banco de Imagem

Durante a pandemia do novo coronavírus a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção da infecção é manter a higienização das mãos dos ambientes, assim como deixar a casa e o local de trabalho arejados para evitar a proliferação do vírus. Idosos e pessoas do grupo de risco devem manter o isolamento domiciliar. Mas também é necessário que haja cuidados especiais com as pessoas com deficiência.

Por isso, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgou algumas orientações para pessoas com deficiência durante a pandemia do covid-19.

De acordo com a SES, além dos cuidados essenciais que todos deve ter como lavar as mãos sempre, evitar tocar o rosto, utilizar o álcool gel 70% e cobrir a boca ao tossir e espirrar, o portador de deficiência precisa ficar atendo aos cuidados especiais.

É preciso limpar todos os objetos tocados com frequência, como o aro de impulsão da cadeira de rodas, o joystick, órteses, próteses, muletas, andadores e bengalas, por exemplo.

Além disso, a SES ainda recomenda evitar a ida aos hospitais caso não haja necessário, assim como evitar fisioterapias ou atividades com equipamentos compartilhados, a não ser em situação urgentes em que o tratamento não pode ser interrompido.

“Pessoas com lesões medulares que apresentem dificuldades respiratórias devem ser consideradas grupos de risco”, destacou a Secretaria de Estado de Saúde através da publicação com as recomendações feita nas redes sociais.

Outra recomendação é entrar em contato com a central de atendimento 24 horas, pelo número 160, caso haja dúvidas sobre sintomas do novo coronavírus e como proceder. A ligação é gratuita.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.