MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saúde mental: como anda o atendimento psicológico e psiquátrico em Nova Friburgo?

Gerente de Saúde Mental, Felippe Schenquel, falou ao Portal Multiplix sobre a Clínica Santa Lúcia, reabertura dos leitos psiquiátricos, novo endereço do CAPS e pacientes na fila de espera

Por Maiara Gastin
19/08/21 - 09:50
Saúde mental: como anda o atendimento psicológico e psiquátrico em Nova Friburgo? Casa de Repouso Santa Lúcia sofreu intervenção da prefeitura após recomendação do Ministério Público Estadual, em maio deste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nesta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou a reabertura dos leitos de psiquiatria no Hospital Municipal Raul Sertã. Os sete leitos que serão utilizados para atender casos de emergência psiquiátrica estão em local reformado pela equipe do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

A saúde mental já vinha sendo um dos assuntos mais comentados no município, após a intervenção na Casa de Repouso Santa Lúcia, feita pela prefeitura, que não renovou contrato com a instituição após recomendação do Ministério Público Estadual (MPRJ).

Para saber como está essa situação e a dos pacientes psicológicos e psiquiátricos na cidade, a equipe do Portal Multiplix conversou com o gerente de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Felippe Schenquel.

Sobre a situação da clínica Santa Lúcia, Felippe diz que a pasta tem se reunido quase que diariamente com a equipe de intervenção, com o objetivo de traçar metas com base nos dados do Censo Clínico realizado na instituição em junho de 2021.

Em relação a reabertura dos leitos de saúde mental do Raul Sertã, o gerente afirma que essa é uma das conquistas mais simbólicas para o tratamento digno, humanizado e eficaz de emergências psiquiátricas.

“Com essa abertura conseguiremos fortalecer a nossa rede de saúde mental, possibilitando ao paciente uma ala exclusiva até a estabilização do seu quadro. Isso impacta diretamente a quantidade de pacientes que, pela ausência dos leitos, acabava sendo encaminhada para uma instituição de internação de longa permanência”, afirma Felippe.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a nova ala psiquiátrica vai ser composta por psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos.

Na última semana, também houve uma troca de endereços entre o CAPS Infantil e o CAPS II. Segundo Schenquel, a inversão dos locais se deve ao alto número de usuários adultos, impossibilitando que o atendimento ocorresse em sua plenitude.

“Atualmente, no novo endereço, ganhamos mais espaço para os mais de 500 adultos atendidos e também a possibilidade de realizarmos acolhimento noturno para os mesmos, fato que ocorrerá brevemente com a chegada de profissionais oriundos de processo seletivo”, explica Felippe.

Quase mil pessoas estão a espera de atendimento com psicólogo ou psiquiatra em Nova Friburgo, segundo a gerência de saúde mental da prefeituraQuase mil pessoas estão a espera de atendimento com psicólogo ou psiquiatra em Nova Friburgo, segundo a gerência de saúde mental da prefeitura | Foto: Banco de Imagem

O gerente de saúde mental também falou sobre o número de pacientes da área que esperam por atendimento no município.

“Atualmente, temos 613 pacientes na fila de espera para atendimentos de psicologia e 379 esperando atendimento com psiquiatras. Essa fila extensa já foi maior, hoje os ambulatórios receberam reforços importantes que possibilitam mais celeridade na fila. Além do posto Silvio Henrique Braune, no Suspiro, o posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria, e o posto Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, ganharam psiquiatras, psicólogos adultos e psicólogos infantis”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.