MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sarampo: Dia D vacina cerca de 200 mil pessoas no estado do RJ

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Campanha de imunização contra a doença segue até março

Por Redação Multiplix
18/02/20 - 15:26
Sarampo: Dia D vacina cerca de 200 mil pessoas no estado do RJ Campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março no estado do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Governo do Estado do Rio de Janeiro

No Dia D de vacinação contra o sarampo, que aconteceu no último sábado, 15, 174.797 mil pessoas foram imunizadas no estado do Rio de Janeiro. Os postos municipais abriram das 8h às 17h para atender a população. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até o momento, a SES registrou, desde o dia 13 de janeiro, quando a campanha foi lançada, 370.743 pessoas vacinadas contra a doença.

O evento é uma data importante no calendário, pois envolve toda a sociedade em prol da vacinação. A finalidade é reforçar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação do grupo com maior vulnerabilidade à doença. O esquema vacinal contra o sarampo é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde.

Para o médico da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a vacina, além de garantir a proteção individual, atua também na coletividade.

“O ato de vacinar envolve duas vertentes de proteção. A primeira consiste na imunização de um indivíduo e, no segundo momento, o que chamamos de proteção de rebanho, quando há uma proteção de toda a comunidade”, declarou Chieppe.

Vacinação continua em todo o estado

O público-alvo da campanha de imunização contra o sarampo visa pessoas que tenham entre 6 meses e 59 anos de idade. Contudo, todas as pessoas podem buscar a vacina em um posto de saúde mais próximo.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa já tomou duas doses da vacina após 1 ano de idade. Quem não tiver essas duas doses tomadas após 1 ano de idade não está completamente protegido e deve ser avaliado no posto de saúde mais próximo de sua residência para, eventualmente, receber uma dose adicional.

As pessoas que não sabem, ou não conseguem avaliar se têm o esquema vacinal completo, devem comparecer ao posto mais próximo de sua residência, com o cartão de vacinação, para que um profissional de saúde avalie a necessidade, ou não, de complementar a dose.

Sintomas do sarampo

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Casos em que a vacina não deve ser administrada

Pessoas que apresentarem doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até modificação do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, transplantados de medula óssea, quem apresenta alergia ao ovo e gestantes.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.