MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba os cuidados necessários na compra de alimentos para festejar o período natalino

Vigilância Sanitária de Nova Friburgo detalha como os produtos devem ser ofertados nas prateleiras das lojas e supermercados

Por Matheus Oliveira
20/12/18 - 12:58
Saiba os cuidados necessários na compra de alimentos para festejar o período natalino Saiba os cuidados necessários na compra de alimentos para festejar o período natalino | Foto: Banco de Imagem

Com a aproximação do Natal, a expectativa pela ceia cresce e a procura pelos produtos natalinos em lojas e supermercados aumenta exponencialmente. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que, para desfrutar da ceia sem ter maiores consequências, são necessários alguns cuidados com a forma como os produtos estão sendo ofertados nas prateleiras dos estabelecimentos, segundo as normas da Vigilância Sanitária.

Entre as comidas típicas do Natal estão o panetone, as nozes e castanhas, o bolinho de bacalhau ou a bacalhoada, peru assado, frango, rabanada ou salpicão. Esses alimentos demandam um cuidado especial com embalagens, produtos congelados ou resfriados e o surgimento de fungos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Nova Friburgo, Ricardo Fazoli, é importante que o consumidor, durante as compras dos produtos típicos do Natal, cheque, em primeiro lugar, os rótulos e a validade.

Em relação aos congelados e resfriados, é importante verificar se eles estão acondicionados nas temperaturas adequadas de resfriamentos e se apresentam sinais de descongelamento, que são visíveis a partir da presença de líquido congelado na embalagem ou produtos amolecidos.

Já a respeito dos produtos secos, como panetone, por exemplo, trata-se de produtos não perecíveis, sendo, assim, importante avaliar se estão alocados em locais limpos e arejados.

Ricardo ainda destacou a importância da realização de denúncias, que podem ser feitas ao departamento por meio do telefone (22) 2523-1958 ou pelo e-mail visanf@pmnf.rj.gov.br

Outros cuidados que devem ser tomados na hora de comprar alimentos para sua ceia natalina são:

*Embalagens – É sempre importante verificar a embalagem de produtos como panetone, se foi danificada ou não. Além disso, é importante atentar-se para a data de validade e para a maneira correta de armazenamento.

*Resfriados – Este é o caso de carnes e laticínios. Nas carnes, é fundamental avaliar a viscosidade, a coloração e o odor. Enquanto, nos laticínios, deve-se procurar a existência de sinais de estufamento.

*Massas – Nas massas, o consumidor pode observar o crescimento de fungos ou o esfarelamento do produto.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.