MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sábado é o Dia D de vacinação contra o sarampo em Teresópolis

Nesta sexta, o estado do Rio registrou a primeira morte provada pela doença, que é altamente contagiosa, em 20 anos; confira os locais de vacinação

Por Isadora Jaron
14/02/20 - 16:22
Sábado é o Dia D de vacinação contra o sarampo em Teresópolis Ação em Teresópolis vai imunizar pessoas de 6 meses a 59 anos de idade | Foto: Banco de Imagem

Nesta quinta-feira, 14, o Rio de Janeiro registrou a morte de um bebê de oito meses vítima de sarampo, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O caso é o primeiro em 20 anos. A criança vivia em um abrigo que recebe crianças acauteladas em situação de vulnerabilidade social.

Para evitar novos casos e conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, com a meta de vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos.

Teresópolis, na Região Serrana, aderiu à campanha. Neste sábado, 15, será o dia D de vacinação contra a doença. “Essa ação tem como objetivo implementar medidas emergenciais para contenção do avanço da doença, através da promoção de elevada cobertura vacinal da população na faixa etária de 6 meses a 59 anos de idade”, diz trecho de nota oficial da prefeitura.

Neste sábado, as unidades de saúde da família do Meudon, Fonte Santa e Rosário vão estar funcionando das 8h às 17h. A vacina também será oferecida em todos os postos de saúde do município.

Não devem se vacinar pessoas com suspeita de doença, imunocomprometidas, além de crianças menores de seis meses e gestantes.

Sobre o sarampo

A doença é altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas pelo corpo e também no rosto (de 3 a 5 dias), tosse persistente e mal-estar intenso. O paciente com quadro evoluído pode ter complicações graves e chegar à morte. A única forma de prevenção é por meio da vacinação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.