MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retrospectiva: Saúde foi um dos principais assuntos de Nova Friburgo neste ano

Assuntos delicados para a população foram destaque em uma das principais áreas da administração pública

Por Matheus Oliveira
27/12/18 - 14:07
Retrospectiva: Saúde foi um dos principais assuntos de Nova Friburgo neste ano Saúde foi um dos principais assuntos de Nova Friburgo em 2018 | Foto: Banco de Imagem

Um setor que muito chamou a atenção dos friburguense foi o da Saúde. Isso porque, neste ano, a pasta contou com troca de secretários, foi alvo de inquérito, de CPI no Legislativo, polêmica envolvendo uma ambulância e corte de profissionais no Hospital Municipal Raul Sertã.

Raul Sertã

O Hospital Raul Sertã foi tema de fatos relevantes em 2018 em Nova Friburgo. Além do TAC, que previa a demissão de 200 profissionais que recebiam por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), a unidade contou com uma troca em sua diretoria, com Fernanda Castro Pereira assumindo a função de diretora-geral, em 22 de outubro, enquanto o novo diretor médico, Arthur Gremion Soares, foi designado para a função em 6 de novembro. Além disso, em 1º de novembro, foi feita uma visita de inspeção dos vereadores da cidade, que divulgaram, em 12 de dezembro, um relatório apontando falta de 80 insumos.

Inquérito MPF

No final do mês de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Polícia Federal (PF) que abrisse um inquérito para investigar a possível prática de crime na dispensa de licitação na contratação da empresa Global Trade Indústria de Alimentação LTDA, em Nova Friburgo. De acordo com o órgão, a firma do município da Região Serrana do Rio foi contratada em caráter emergencial e sem licitação.

CPI da Saúde

Na esteira do inquérito do MPF, em 5 de setembro, os vereadores de Nova Friburgo protocolaram um pedido para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), acatada pelo presidente da Câmara, Alexandre Cruz (PPS), em 14 de setembro.

Os trabalhos da Comissão iniciaram-se em 8 de outubro, com a maioria da base governista, e focou, neste primeiro momento, na busca por documento, tanto da Prefeitura quanto da Global Trade, o que só ocorreu em sua totalidade no mês de dezembro, antes do recesso legislativo.

Mais Médicos

A saída de Cuba da cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que permitia que médicos cubanos trabalhassem no Brasil através do programa Mais Médicos, afetou Nova Friburgo. Isso porque a cidade possuía médicos do programa, oriundos da ilha caribenha, desde 2014. Na cidade, eram 16 no total. No momento do fim do acordo eram 11 atuando em postos de saúde do município serrano. Para ocupar as vagas, o governo federal realizou uma nova chamada para que brasileiros substituíssem os cubanos.

Cruz Vermelha

Uma polêmica surgiu em Nova Friburgo no último dia 24 de agosto: a apreensão de uma ambulância da Cruz Vermelha, em operação da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU). Isso, porque o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, Alexandre Cruz (PPS), teve um áudio encaminhado ao diretor da Cruz Vermelha do município, Luiz Cláudio, vazado nas redes sociais, na terça-feira, dia 29 de agosto, atacando outra pessoa com palavras como “vagabundo” e “porra”. Supostamente, o áudio referia-se ao secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique. Após muita discussão e críticas ao secretário, a ambulância foi liberada, uma semana depois, pelo poder público.

Ambulância em Lumiar

A falta de ambulância em Lumiar gerou a morte de um idoso pela demora no atendimento. Tal problema só foi solucionado pela prefeitura em 14 de setembro, um dia após o prazo oficial estipulado pelo governo municipal, na pessoa do então secretário de Saúde, Christiano Huguenin, de 30 dias. Assim, a ambulância UTI prometida pela municipalidade à população de Lumiar e São Pedro da Serra foi apresentada no pátio pelo Executivo.

Vacinação

A cidade Nova Friburgo lançou campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite iniciada em 6 de agosto e prorrogada por duas vezes. No município, a campanha não conseguiu atingir a meta de 95% do público-alvo imunizado. Na cidade da Região Serrana, a vacinação alcançou o índice de 87,30% na campanha contra a pólio e 88,48% na vacinação contra o sarampo. Vale destacar que as crianças de um ano a menores de cinco eram o público alvo. Já a campanha de vacinação contra a gripe Influenza terminou na última sexta-feira, dia 22 de junho, sem atingir os 90% do público-alvo pretendido em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde era vacinar 54,4 milhões. Entretanto, 8,6 milhões de pessoas não foram vacinadas, de acordo com o último balanço divulgado. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a distribuição da vacina foi estendida a toda população enquanto durasse o número de medicamentos. No restante do País, um total de 17 capitais ampliaram a campanha enquanto houvesse estoque. Dessa vez, foram incluídos como público-alvo mais dois grupos: crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos.

Condenação de ex-secretária

A condenação de seis pessoas por fraudes no período posterior à tragédia de 2011 pela Justiça, em publicação pela 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, no dia 11 de dezembro, por fraudes no período posterior à tragédia de 2011, foi outro tema que marcou a Saúde de Nova Friburgo em 2018. Dentre os condenados, estava a ex-secretária de Saúde da cidade, a médica Jamila Calil Salim Ribeiro, que foi condenada a 16 anos e quatro meses de prisão por dispensa irregular de licitação, peculato e associação criminosa, e multa de R$ 6 mil (a ser paga à prefeitura) e de 240 salários-mínimos (80 dias-multa).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.