MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procura de jovens pela imunização contra o sarampo é baixa em Nova Friburgo

Campanha Nacional destinada a pessoas entre 20 e 29 anos terminou no último dia 30 de novembro

Por Redação Multiplix
06/12/19 - 15:47
Procura de jovens pela imunização contra o sarampo é baixa em Nova Friburgo Procura de jovens pela imunização contra o sarampo é baixa em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo terminou no último dia 30 de novembro, data em que também ocorreu o dia D.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a adesão do segundo público-alvo (jovens de 20 a 29 anos) foi baixa. De acordo com a prefeitura, 407 pessoas foram imunizadas durante o tempo de vigência da campanha.

Apesar da cidade não registrar nenhum caso da doença há anos, a vacina é a única forma de prevenção.

Casos aumentam em todo o Brasil

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado em novembro pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 5.600 casos confirmados de sarampo em 19 estados do país. Desse número, 14 pessoas vieram a óbito.

O Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar na lista dos estados que mais possuem casos, com 70 pessoas infectadas, sendo Duque de Caxias o município de maior incidência, com 25 casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão acontece por vias aéreas, como por exemplo tosse, fala e espirros do infectado.

Os sintomas são variados, destacando a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Após os primeiros dias, as conhecidas manchas vermelhas começam a aparecer pelo corpo.

Quem deve se vacinar

O Ministério da Saúde direciona as vacinas para determinadas idades e divide em etapas.

  • Dose zero: crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose: crianças que completarem 1 ano.
  • Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Pessoas de 1 a 29 anos que só receberam uma dose, a recomendação é que complete o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.

Quem não tomou nenhuma dose ou perdeu o cartão de vacinação e não se lembra, é recomendado:

  • De 1 a 29 anos - Duas doses;
  • De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

A vacina, porém, é contraindicada às grávidas. O sarampo é prevenido com a dupla, a tríplice e a tetra viral.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.