MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Friburgo encerra atendimento de saúde no Córrego D'antas e revolta moradores

Quem vive no bairro agora precisa ir até São Geraldo para buscar atendimento básico; entenda

Por Bernardo Fonseca
21/03/22 - 09:31 | Atualizada em 21/03/22 - 15:07
Prefeitura de Friburgo encerra atendimento de saúde no Córrego D'antas e revolta moradores Atendimento de saúde ocorre há mais de seis anos em espaço cedido pela Associação de Moradores de Córrego D'antas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem vive no bairro Córrego D’antas, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está revoltado com o fim do atendimento de saúde que ocorria desde 2016 na localidade.

O serviço, encerrado pela Secretaria de Saúde, no dia 15 de março, funcionava como uma subunidade do posto de São Geraldo e acontecia em um espaço cedido pela Associação de Moradores do Córrego D'antas, segundo o presidente Sandro Schottz.

Ainda de acordo com Sandro, o local contava com uma técnica de enfermagem que ia cerca de duas vezes por semana, e um médico que atendia em torno de 40 pessoas toda terça-feira.

Agora, quem vive no bairro precisa ir até o posto de São Geraldo, distante 4 km, para buscar atendimento. Porém, para chegar lá é necessário pegar dois ônibus.

“A pessoa desce do primeiro coletivo na localidade de Venda do Alto, onde há um trevo super complicado e cheio de acidentes. Ali, precisa atravessar para pegar o segundo ônibus na guarita do outro lado, ou seja, é uma situação de alto risco para os pacientes, sem falar no custo”, relata.

A subunidade que foi fechada surgiu por demanda da própria comunidade, através de uma reunião da Rede de Gestão de Risco da Bacia do Córrego D’antas, em 2015, segundo Sandro.

“A então subsecretária Sueli percebeu esse vazio sanitário onde o bairro está e tomou essa atitude de criar uma extensão do posto (de São Geraldo)”, explica.

Conselho Regional de Enfermagem teria criticado estrutura

Só que agora a prefeitura alega que houve uma notificação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ) apontando irregularidades e que a estrutura do local seria inadequada para o atendimento.

“É um equívoco, pois, na época da criação, o prédio foi todo adequado junto a profissionais da própria Secretaria de Saúde, o médico ia toda semana, e esse documento do Coren não foi mostrado à comunidade”, afirma Sandro.

A reportagem procurou a assessoria do Coren-RJ, mas ainda não houve resposta.

Evento pelo Outubro Rosa na subunidade de saúde do bairro Córrego D'antas, antes da pandemiaEvento pelo Outubro Rosa na subunidade de saúde do bairro Córrego D'antas, antes da pandemia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Associação de Moradores também critica a forma como a prefeitura conduziu o fechamento da subunidade de saúde.

De acordo com ele, inicialmente, o gestor do posto de saúde de São Geraldo foi enviado a Córrego Dantas para informar sobre o fim do atendimento. Os moradores questionaram a decisão, mas não teve jeito:

“Botaram um bilhetinho escrito à mão na porta da sede da associação falando sobre o encerramento. Foi um descaso, sem conversa, e atingiu a dignidade das pessoas”, conclui.

Moradores se mobilizam

Agora, o bairro está se mobilizando para tentar reverter a situação. Moradores se reuniram na quinta-feira passada e criaram um abaixo-assinado, que já está em andamento.

Segundo o vereador Maicon Queiroz, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, uma reunião de representantes do bairro com a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, deve ocorrer nesta semana.

Moradores do bairro Córrego D'antas se reuniram na noite de quinta-feira, 17, para discutir o fechamento da subunidade de saúdeMoradores do bairro Córrego D'antas se reuniram na noite de quinta-feira, 17, para discutir o fechamento da subunidade de saúde | Foto: Assessoria Vereador Maicon Queiroz

“Se de fato o espaço estava irregular, por que não ajeitar e adequar ao invés de fechar? São cerca de 2 mil pessoas que dependiam desse atendimento em Córrego D’antas”, questiona o parlamentar.

Caso o encontro com a secretária não resulte em uma solução, uma audiência pública na Câmara de Vereadores já está agendada para o dia 13 de abril a fim de discutir o caso.

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura disse que o ambiente onde ocorria o atendimento não tinha documento de registro como Unidade Básica de Saúde nem como Estratégia de Saúde da Família, e que não seguia as normativas básicas necessárias para o funcionamento como um posto com assistência em saúde.

A gestão municipal também disse ter sido notificada pelo Coren-RJ, que teria apontado a falta de regularização do ponto de apoio à saúde, e pediu o redirecionamento da população para local com atendimento estruturado e dentro dos padrões exigidos.

Ainda de acordo com o Executivo municipal, diante disso, “a gestão decidiu suspender a assistência como era antes e continuar referenciando os moradores de Córrego D’antas - que é um vazio sanitário do município há anos - para a UBS/ESF José Copertino Nogueira, em São Geraldo, onde serão devidamente atendidos com segurança”.

A prefeitura afirmou ainda que nenhum cidadão foi prejudicado e que a unidade de São Geraldo fará todos os acolhimentos necessários, incluindo visitas domiciliares aos residentes do bairro.

Após a publicação da reportagem, na tarde desta segunda-feira, 21, a Prefeitura de Nova Friburgo emitiu uma nova nota em que informa que "enviou mais 7 (sete) médicos para fortalecer o atendimento na unidade" e que o "município tem um planejamento para ampliar e melhorar os atendimentos da Atenção Básica, abrindo novas Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, principalmente em locais de vazios sanitários".

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.